Um estudo recente do Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram) confirma a importância econômica da mineração no Brasil. Segundo esse estudo, os investimentos no setor deverão chegar a 40,44 bilhões de dólares nos próximos quatro anos. Isso consolida e pode ultrapassar essa porcentagem de participação do setor no PIB brasileiro.
A maior parte dos investimentos ainda será aplicada. Por enquanto, 46% desses valores subsidiam projetos em execução. Tais projeções mostram um cenário muito favorável para o desenvolvimento desse setor, que está diretamente relacionado às questões cruciais de crescimento do país.
A mineração é um dos setores mais influentes na economia brasileira, produzindo e comercializando para quase todo tipo de indústria. O setor é capaz de fornecer 21 tipos de metais, 4 tipos de combustíveis e 45 tipos de minerais industriais. Pode também oferecer produtos voltados para as indústrias metalúrgicas, siderúrgicas e petroquímicas.
Esse cenário de produção pode ser ainda mais desenvolvido. A pesquisa do Ibram mostra ainda que há um aporte previsto de 13,6 bilhões de dólares para investimentos em minério de ferro. Essa previsão pode ainda aquecer o mercado de trabalho do setor mineral brasileiro, que vem apresentando crescimento. Um estudo do Ipea sobre como a Covid-19 afetou setores como a mineração mostra que, no terceiro trimestre de 2020, houve um aumento de empregos na área.
A importância da mineração para o Brasil pode ser melhor entendida quando voltamos nossa atenção aos índices de crescimento do país. Outro estudo do Ibram, este relativo a 2020, apresenta dados consistentes sobre o peso da mineração na economia brasileira. No segundo semestre desse ano, as mineradoras tiveram um aumento de 9% em relação ao período anterior. Com esse aumento, o valor de produção passou de R$ 36 bilhões para R$ 39 bilhões.
Esse cenário promissor pode ter começado a se desenvolver em 2017, quando houve um recorde de superávit na balança comercial brasileira impulsionado pela mineração. No primeiro trimestre e em junho desse ano, o minério de ferro – uma das principais commodities que exportamos – fez a balança da economia pender a favor do Brasil.
Para melhor exemplificar como a mineração contribui para a saúde econômica do país, não podemos deixar de considerar os seguintes elementos:
Sabemos que não é de hoje que a mineração traz resultados positivos para a economia brasileira. No período do Brasil Colônia, o setor extrativista mineral foi um dos grandes impulsionadores da ocupação territorial e geração de riquezas. As constantes expedições pelo interior do país, em busca de pedras e metais valiosos, foram os primórdios de uma atividade que ajuda a mover o país.
Ainda falando sobre o período colonial, vale lembrar que o ouro que foi levado para Portugal gerou lucro para países como a Inglaterra. Esses lucros ajudaram a financiar a Revolução Industrial.
Uma criação constante de empregos diretos e indiretos. Esse é um dos maiores saldos positivos da mineração no Brasil. Em 2020, a cadeia produtiva da mineração criava cerca de 11 postos de trabalho para cada emprego direto. O setor alavanca ainda o desenvolvimento econômico de diversas cidades, contribuindo ainda com a arrecadação tributária.
Para fazer a economia girar, o setor de mineração não pode descuidar da manutenção. Por se tratar de uma atividade industrial tão estratégica, é preciso dar especial atenção a esses cuidados:
Esses quatro passos reafirmam a importância de sempre associar produtividade à manutenção. E como é comum na mineração, há uma exigência de alta performance dos equipamentos e maquinários. Essa busca pelos melhores resultados não pode deixar de ser acompanhada por ações que lidem com previsibilidade de uso e desgastes. Para isso, é preciso que o setor invista em práticas de gestão de manutenção.
Há uma série de desafios que gestores de manutenção enfrentam no setor extrativista mineral. Pensar a manutenção de frotas é um deles, assim como focar no planejamento de ações preventivas dos equipamentos. Um acompanhamento sistemático e programado, apurando as condições de peças e maquinários utilizados nas minas é mais que recomendável. Identificar possíveis falhas que, ao não serem cuidadas a tempo, podem causar paradas repentinas é um trunfo para a produtividade e segurança.
Adotando uma visão preditiva e preventiva, as mineradoras contam com mais condições de planejar soluções em manutenção mais assertivas. A Turbo Brasil entende que é preciso um nível alto de controle e acompanhamento de uso e vida útil de máquinas e componentes. Assim, é possível, de forma organizada e profissional, definir procedimentos de manutenção antes mesmos dos primeiros sinais de falhas.
Contando com uma equipe especializada, a Turbo Brasil realiza reparação em componentes diesel de veículos utilizados na mineração. Também é capacitada para atender iniciativas para minimizar impactos ambientais, com o reparo de componentes diesel.
Nosso objetivo é prestar um serviço de alto nível de qualidade e garantir o alto índice de satisfação de nossos clientes. Solicite um orçamento com a Turbo Brasil, a empresa referência na reforma de componentes para a mineração.
Em um mundo onde a precisão é essencial, o scanner diesel emerge como uma ferramenta…
Os radiadores desempenham um papel vital na manutenção da temperatura ideal dos motores EMD, os…