O gás biometano é uma grande aposta para o futuro sustentável: ele tem potencial para substituir o gás natural, o diesel e a gasolina. A boa notícia é que, recentemente, o Governo Federal decretou medidas de incentivo à produção desse combustível, impactando diretamente o setor onshore, mais precisamente o abastecimento de frotas de veículos pesados e indústrias de gás.
O vigente debate acerca da sustentabilidade aquece a busca por soluções menos agressivas ao meio ambiente. É nesse contexto que surgem alternativas renováveis e ecológicas, no qual os biocombustíveis se destacam dado sua viabilidade econômica e ambiental – sobretudo se houver suporte governamental para a obtenção desses insumos, como incentivos federais.
Neste cenário, compartilhamos no artigo a seguir, as recentes medidas implementadas pelo Governo Federal, que refletem diretamente no setor de produção de gás e o porquê este é um momento importante para considerar o abastecimento de frotas com biometano.
No dia 21 de março de 2022, o Governo Federal, com os Ministérios de Minas e Energia (MME) e do Meio Ambiente (MMA), lançou medidas que incentivam a produção de biometano no Brasil.
A resolução instaura a Estratégia Federal de Incentivo ao Uso Sustentável de Biogás e Biometano e sua finalidade gira em torno de dois princípios:
Essa iniciativa corrobora o compromisso global — do qual o Brasil e mais centenas de nações fazem parte — firmado durante a 26ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP26).
Com o novo decreto, serão construídas 25 novas plantas para a produção do gás biometano, localizadas em 6 estados: SP, RS, SC, GO, MT e MS. Estima-se um aumento efetivo na oferta do produto, visando o abastecimento de veículos diversos como substituto dos combustíveis fósseis.
Inclusive, o combustível é capaz de promover a locomoção de frotas de veículos pesados, como ônibus, caminhões, máquinas agrícolas e tratores.
O biometano é derivado do biogás, que, por sua vez, é oriundo dos resíduos de atividades rurais ou dos resíduos sólidos urbanos (RSUs). Em outras palavras, o biogás é um produto com potencial energético, o qual dá origem ao biometano por meio de seu refinamento.
Para que o biocombustível seja obtido, é necessário realizar a captação do gás metano, gerado pela degradação de matéria orgânica. Por esse motivo, tais produtos são extraídos, principalmente, em aterros sanitários, onde ocorre a decomposição anaeróbica desse material.
Esse processo acontece pela ação das bactérias, que rompem com as moléculas dos resíduos orgânicos e os transformam em gases.
O uso veicular do gás biometano é regulamentado pela Resolução ANP nº 685/2017, que contém regras para o controle de qualidade do produto.
O uso do biometano no abastecimento de veículos pesados diminui significativamente a dependência de combustíveis fósseis, uma vez que o diesel emite 85% menos gases de efeito estufa.
A capacidade brasileira para a geração de biometano é expressiva, uma das maiores potências do planeta. Afinal, a Associação Brasileira de Biogás e Biometano (ABiogás) estima que é possível chegar a 84,6 bilhões de metros cúbicos de produção por ano, ou seja, 25% da frota nacional.
Além dos resíduos urbanos, outros elementos também são capazes de gerar o produto. Temos como exemplo os resíduos da indústria do açúcar e do etanol: palha de cana, vinhaça e torta de filtro.
Portanto, o potencial produtivo do Brasil pode proceder de:
Além de minimizar a dependência de combustíveis fósseis, ele ainda se comporta extremamente competitiva diante deste tipo de combustível, como o Diesel, por exemplo, em máquinas pesadas. Assim, ele não sofre com a variação do preço internacional, como ocorrido recentemente.
Os veículos pesados movidos a biometano apresentam a mesma potência e torque de maquinários movidos a diesel. Outro ponto forte é que ainda mostram igual durabilidade uma operação mais silenciosa.
Muitas são as vantagens que o biometano traz, seja na perspectiva ecológica ou econômica. Os motores a gás são promissores em ambos os quesitos, pois reduzem a emissão de CO₂ e possuem baixo custo em relação ao abastecimento por combustível diesel.
Contudo, ainda vale ressaltar que, hoje em dia, com as novas leis de emissão de poluentes, mesmo para os motores com ciclo diesel não seria possível atingir as metas estabelecidas sem um turbocompressor, pois ele proporciona uma significativa diminuição de consumo de combustível.
Assim como em um motor a diesel, a turbina também está presente no cenário da produção do gás biometano. Seja em um grupo gerador ou nos maquinários que estão a cada ano mais presentes no setor agrícola, de mineração ou nava.
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