O turbocompressor, componente comum e importante em veículos a diesel, tem a função de fornecer mais ar para o motor, proporcionando um momento de alavanca com menos consumo de combustível e aumentando a eficiência do motor. Com esse aumento, o equipamento também ajuda a diminuir a emissão de gases poluentes.
Para garantir que o turbo trabalhe em condições ideais, é preciso tomar cuidados no uso diário do veículo e estabelecer o hábito de realizar manutenções preventivas, de forma a evitar danos à peça e desfrutar de sua eficiência completa sem correr riscos. Além da manutenção preventiva, que consiste em revisões periódicas dos componentes e sistema do seu veículo a diesel, outros cuidados que devem ser tomados incluem:
O funcionamento do turbo depende dos gases de escape, que giram a turbina do ar aspirado e comprimido, e do óleo de lubrificação e refrigeração dos mancais flutuantes e do eixo giratório. O óleo é um elemento muito importante na conservação do turbo e pode acarretar problemas, por isso o mecânico deve verificar se há falta de lubrificação ou se há contaminação, deterioração e oxidação do óleo, além de procurar falhas no sistema de filtragem e vazamentos.
Perda de potência, emissão de fumaça preta ou branca, ruídos e consumo excessivo de combustível são os principais sintomas que indicam eventuais falhas no sistema de turboalimentação.
De acordo com o especialista e gerente de Marketing da Honeywell, fabricante norte-americana, “o turbo não se desgasta e/ou quebra sozinho, desde que as manutenções no motor, como troca de óleo e filtros, e a utilização de combustível de qualidade, sejam realizadas rigorosamente de acordo com o manual do fabricante. Uma quebra pode ser provocada por sujeira nos filtros, bomba injetora desregulada, óleo lubrificante vencido, entrada de pedaços do coletor de escape ou até restos de componentes, porcas e parafusos”, explica.
Uma dica para verificar se está na hora de trocar o turbocompressor do seu veículo, seguindo o site especializado O Mecânico, é a seguinte: retire a mangueira de admissão da entrada de ar do turbo e verifique se tem óleo. Se tiver, o turbo deve ser trocado. Verifique também o estado do filtro de ar que, se estiver saturado ou sujo, vai demonstrar essa falha, mas nesse caso o dano não é no turbo, e sim no filtro.
Se o momento de realizar a troca do seu componente chegou, saiba que existe uma solução alternativa muito mais rentável e de qualidade igual (ou até mesmo superior) à aquisição de uma peça nova. Trata-se da remanufatura de turbocompressores, que consiste, falando resumidamente, na reforma da peça.
Ao levar a turbina ao fornecedor de remanufatura, a peça será submetida a várias etapas de inspeção, seguindo os mesmos padrões de fábrica.
A remanufatura apresenta inúmeras vantagens: tem um excelente custo-benefício, visto que é um serviço que representa até 40% do valor em relação a uma peça nova, realizado em menos tempo e com a garantia de mesma qualidade e durabilidade da versão original. Além da economia de tempo e dinheiro, economiza-se também recursos naturais, já que menos matérias-primas serão utilizadas. Evita-se também que a peça seja completamente descartada no meio ambiente e que suas partes ainda em funcionamento sejam reaproveitadas.
Viu só? Buscar por um fornecedor de remanufatura é uma opção vantajosa para a empresa que oferece o serviço, para quem contrata e para o meio ambiente. Não por acaso, a remanufatura tem sido uma prática crescente no mundo todo. De acordo com a Anrap (Associação Nacional dos Remanufaturadores de Autopeças), o serviço de remanufatura de autopeças cresce cerca de 10% por ano no Brasil, um volume que representa a recuperação 2,6 mil toneladas de matérias-primas.
Esse é um ponto crucial para garantir o êxito do reparo do seu componente (tanto no sentido de qualidade, quanto em relação ao cumprimento de prazos, bom atendimento, etc). Busque uma empresa de confiança e fique tranquilo no restante do processo!
Trabalhando com equipamentos de alta tecnologia, novas pesquisas e investimentos constantes, a Turbo Brasil é referência no mercado de remanufatura, no Brasil e América Latina. A empresa, com sede na região metropolitana de Belo Horizonte (MG), conta com laboratórios onde seu corpo técnico é altamente treinado e desenvolve a cada dia novas tecnologias em remanufatura de turbo compressores, sistemas de injeção diesel e outros componentes de motores diesel.
Fundada em 1998 pelo Grupo GD com modelo de gestão próprio, a Turbo Brasil está localizada em Contagem na sua sede própria em uma área de 5.000 m2 com capacidade para atender grandes frotas de veículos.
A Turbo Brasil faz a remanufatura dos turbos compressores no sistema de linha de produção Lean Manufacturing o que garante o planejamento e controle de produção de cada turbo.
Os equipamentos de cada célula de produção são de última geração: Desmontagem, limpeza, jateamento, análise técnica, solda, usinagem, retífica, balanceamento, montagem de conjunto, teste e balanceamento, montagem das carcaças das turbinas, regulagem do atuador da válvula/geometria, inspeção final e embalagem.
Outro diferencial para você se certificar que o fornecedor de remanufatura escolhido é mesmo confiável é conferir os selos da empresa. A Turbo Brasil é reconhecida pelo ISO 9001, já recebeu o prêmio de Melhores Empresas em Gestão e também participa do Pacto Global da ONU.
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