Temperatura máxima motor diesel: causas e consequências do aquecimento

O aquecimento é uma consequência direta do atingimento da temperatura máxima do motor a diesel. Uma situação que pode ser considerada extrema, afinal ela coloca em risco a principal peça do seu veículo.

O motor não é considerado o coração da máquina à toa. Sem ele, o equipamento simplesmente não funciona. Ou seja, ao deixar essa peça superaquecer, você está assumindo o risco de nunca mais conseguir utilizar o seu veículo – pelo menos não sem precisar gastar bastante.

Mas, para entender as causas da temperatura máxima do motor a diesel, é importante conhecer outras informações relevantes sobre o componente. É exatamente sobre isso que falaremos no artigo de hoje. Continue com a gente e confira.

Boa leitura!

Como funciona o motor a diesel?

Basicamente, o motor a diesel funciona transformando a energia térmica em energia mecânica. A combustão que resulta na enérgica térmica, neste caso, é proveniente da queima do óleo diesel.

Esse tipo de motor é construído para suportar uma taxa maior de compressão, processo que é intensificado através da injeção de combustível e até mesmo o uso de turbinas compressoras ou supercharger.

Quais são os componentes dos motores a diesel

Para garantir o completo funcionamento dos equipamentos ou veículos, os motores a diesel contam com diferentes componentes internamente, cada um com a sua função e demandando um tipo de cuidado específico.

Em geral, esses componentes são divididos em dois grupos: Fixos e Móveis.

Fazem parte dos Estacionários:

  • Coletor de Admissão;
  • Coletor de Escape;
  • Cabeçote;
  • Cárter;
  • Bloco.

Já no grupo de Móveis estão:

  • Conjunto de Acionamento das Válvulas;
  • Eixo Comando de Válvulas;
  • Anti-Vibrador;
  • Virabrequim;
  • Pistão;
  • Polia;
  • Biela;
  • Anel.

Como são classificados os motores a diesel?

Apesar de seguirem padrão semelhante de funcionamento, os motores a diesel são classificados de acordo com o destino de uso. No geral, são 4 tipos:

Industriais

Os motores a diesel classificados como industriais são aqueles direcionados para as máquinas mais pesadas, conhecidos como veículos de alta potência, tais como:

  • máquinas de construção civil;
  • máquinas de mineração;
  • geradores de energia;
  • compressores de ar;
  • carregadeiras;
  • guindastes;
  • tratores.

Marítimos

Como o próprio nome aponta, esse tipo de motor a diesel é destinado para equipamentos marítimos, como máquinas de uso naval e barcos. Em relação aos barcos, o motor pode ser utilizado para quase todos os modelos, por exemplo:

  • modelo comercial leve;
  • médio-contínuo;
  • contínuo;
  • pesado;
  • Laser.

Estacionários

Os tipos Estacionários correspondem aos motores a diesel que operam máquinas de rotação constante, por exemplo:

  • Máquinas de solda;
  • Geradores;
  • Bombas.

Veiculares

Esse tipo também é autoexplicativo, correspondendo ao motor a diesel implementado em veículos mais tradicionais como ônibus e caminhões. Embora sejam equipamentos de grande potência, ainda estão longe das máquinas industriais.

Quais são as causas para a temperatura máxima do motor a diesel

Apesar de contar com diferentes componentes próprios, a verdade é que as principais causas para a temperatura máxima do motor a diesel estão ligadas a questões externas.

Para entender melhor, confira as razões para o superaquecimento do seu motor:

Sistema de arrefecimento

  • Vazamento de gases de combustão para o sistema de arrefecimento;
  • Abastecimento ou complemento incorreto do sistema;
  • Presença de ar no sistema de arrefecimento.

Líquido arrefecedor

  • Diluição por água no líquido arrefecedor;
  • Qualidade do líquido arrefecedor;
  • Presença de contaminantes.

Radiador

  • Galerias (Canaletas) do radiador obstruídas, impedindo o fluxo do líquido arrefecedor;
  • Danos na tampa do radiador impedem que o sistema atinja sua pressão específica;
  • Obstrução das aletas, impedindo/reduzindo o fluxo de ar.

Mangueiras e mangotes

  • Mangotes fabricados com material fora do especificado;
  • Obstruções internas das linhas do sistema;
  • Instalações incorretas.

Bomba d’água

  • Falha no sistema de acionamento da bomba;
  • Falha do conjunto rotativo;
  • Entupimento.

Além desses pontos, vale a pena ficar atento na válvula termostática e em eventuais sobrecargas no motor diesel, pois também podem causar o superaquecimento.

Qual a importância da remanufatura?

Fazendo a manutenção regular de todos os itens citados no tópico anterior é possível evitar que você atinja a temperatura máxima do motor a diesel no dia a dia de trabalho.

Porém, com o tempo, a peça tende a sofrer com os desgastes naturais ou outras consequências menores, sendo necessário fazer a reposição.

Sabemos que a aquisição de um motor a diesel novo não é um investimento de pouco valor, por isso vale a pena adotar a melhor estratégia nesse sentido: a remanufatura. Com a remanufatura você consegue fazer a reposição utilizando o seu próprio motor,  economizando mais de  60%  no processo.

Isso é possível, pois na remanufatura o seu motor a diesel passa por um criterioso sistema de análise e testes seguindo o padrão da fábrica. No final do processo, você tem o seu motor com os componentes recuperados e usabilidade original retomada. Sem dúvida, o melhor custo-benefício do mercado.

Conclusão

Não importa a sua área de atuação, contar com um motor completo é fundamental para garantir a produtividade diária. Porém, não é preciso esperar até que a temperatura máxima do motor a diesel seja atingida para tomar precauções. Mantenha a manutenção em dia, e na hora da recuperação conte com uma empresa de confiança para realizar a remanufatura. Conte com a Turbo Brasil, a maior referência em remanufatura da América Latina.

Faça o seu orçamento e saiba como a Turbo Brasil pode ajudar a sua empresa hoje.

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