Você sabe como funciona uma turbina para motor diesel?
9 de julho de 2021Remanufatura de turbina: quando fazer?
22 de julho de 2021O aquecimento é uma consequência direta do atingimento da temperatura máxima do motor a diesel. Uma situação que pode ser considerada extrema, afinal ela coloca em risco a principal peça do seu veículo.
O motor não é considerado o coração da máquina à toa. Sem ele, o equipamento simplesmente não funciona. Ou seja, ao deixar essa peça superaquecer, você está assumindo o risco de nunca mais conseguir utilizar o seu veículo – pelo menos não sem precisar gastar bastante.
Mas, para entender as causas da temperatura máxima do motor a diesel, é importante conhecer outras informações relevantes sobre o componente. É exatamente sobre isso que falaremos no artigo de hoje. Continue com a gente e confira.
Boa leitura!
Como funciona o motor a diesel?
Basicamente, o motor a diesel funciona transformando a energia térmica em energia mecânica. A combustão que resulta na enérgica térmica, neste caso, é proveniente da queima do óleo diesel.
Esse tipo de motor é construído para suportar uma taxa maior de compressão, processo que é intensificado através da injeção de combustível e até mesmo o uso de turbinas compressoras ou supercharger.
Quais são os componentes dos motores a diesel
Para garantir o completo funcionamento dos equipamentos ou veículos, os motores a diesel contam com diferentes componentes internamente, cada um com a sua função e demandando um tipo de cuidado específico.
Em geral, esses componentes são divididos em dois grupos: Fixos e Móveis.
Fazem parte dos Estacionários:
- Coletor de Admissão;
- Coletor de Escape;
- Cabeçote;
- Cárter;
- Bloco.
Já no grupo de Móveis estão:
- Conjunto de Acionamento das Válvulas;
- Eixo Comando de Válvulas;
- Anti-Vibrador;
- Virabrequim;
- Pistão;
- Polia;
- Biela;
- Anel.
Como são classificados os motores a diesel?
Apesar de seguirem padrão semelhante de funcionamento, os motores a diesel são classificados de acordo com o destino de uso. No geral, são 4 tipos:
Industriais
Os motores a diesel classificados como industriais são aqueles direcionados para as máquinas mais pesadas, conhecidos como veículos de alta potência, tais como:
- máquinas de construção civil;
- máquinas de mineração;
- geradores de energia;
- compressores de ar;
- carregadeiras;
- guindastes;
- tratores.
Marítimos
Como o próprio nome aponta, esse tipo de motor a diesel é destinado para equipamentos marítimos, como máquinas de uso naval e barcos. Em relação aos barcos, o motor pode ser utilizado para quase todos os modelos, por exemplo:
- modelo comercial leve;
- médio-contínuo;
- contínuo;
- pesado;
- Laser.
Estacionários
Os tipos Estacionários correspondem aos motores a diesel que operam máquinas de rotação constante, por exemplo:
- Máquinas de solda;
- Geradores;
- Bombas.
Veiculares
Esse tipo também é autoexplicativo, correspondendo ao motor a diesel implementado em veículos mais tradicionais como ônibus e caminhões. Embora sejam equipamentos de grande potência, ainda estão longe das máquinas industriais.
Quais são as causas para a temperatura máxima do motor a diesel
Apesar de contar com diferentes componentes próprios, a verdade é que as principais causas para a temperatura máxima do motor a diesel estão ligadas a questões externas.
Para entender melhor, confira as razões para o superaquecimento do seu motor:
Sistema de arrefecimento
- Vazamento de gases de combustão para o sistema de arrefecimento;
- Abastecimento ou complemento incorreto do sistema;
- Presença de ar no sistema de arrefecimento.
Líquido arrefecedor
- Diluição por água no líquido arrefecedor;
- Qualidade do líquido arrefecedor;
- Presença de contaminantes.
Radiador
- Galerias (Canaletas) do radiador obstruídas, impedindo o fluxo do líquido arrefecedor;
- Danos na tampa do radiador impedem que o sistema atinja sua pressão específica;
- Obstrução das aletas, impedindo/reduzindo o fluxo de ar.
Mangueiras e mangotes
- Mangotes fabricados com material fora do especificado;
- Obstruções internas das linhas do sistema;
- Instalações incorretas.
Bomba d’água
- Falha no sistema de acionamento da bomba;
- Falha do conjunto rotativo;
- Entupimento.
Além desses pontos, vale a pena ficar atento na válvula termostática e em eventuais sobrecargas no motor diesel, pois também podem causar o superaquecimento.
Qual a importância da remanufatura?
Fazendo a manutenção regular de todos os itens citados no tópico anterior é possível evitar que você atinja a temperatura máxima do motor a diesel no dia a dia de trabalho.
Porém, com o tempo, a peça tende a sofrer com os desgastes naturais ou outras consequências menores, sendo necessário fazer a reposição.
Sabemos que a aquisição de um motor a diesel novo não é um investimento de pouco valor, por isso vale a pena adotar a melhor estratégia nesse sentido: a remanufatura. Com a remanufatura você consegue fazer a reposição utilizando o seu próprio motor, economizando mais de 60% no processo.
Isso é possível, pois na remanufatura o seu motor a diesel passa por um criterioso sistema de análise e testes seguindo o padrão da fábrica. No final do processo, você tem o seu motor com os componentes recuperados e usabilidade original retomada. Sem dúvida, o melhor custo-benefício do mercado.
Conclusão
Não importa a sua área de atuação, contar com um motor completo é fundamental para garantir a produtividade diária. Porém, não é preciso esperar até que a temperatura máxima do motor a diesel seja atingida para tomar precauções. Mantenha a manutenção em dia, e na hora da recuperação conte com uma empresa de confiança para realizar a remanufatura. Conte com a Turbo Brasil, a maior referência em remanufatura da América Latina.
Faça o seu orçamento e saiba como a Turbo Brasil pode ajudar a sua empresa hoje.