Hoje, o Common Rail é um dos principais sistemas de injeção eletrônica do mercado. Desenvolvido com tecnologia de ponta, ele apresenta uma caraterística que o difere de outros modelos : a separação dos sistemas de injeção e de pressão.
Um detalhe que faz toda a diferença no dia a dia, pois dessa forma, a bomba gera alta pressão para todos os injetores através de um tubo distribuidor, proporcionando assim, maior potência e economia.
Ao optar pelo Sistema Common Rail o usuário consegue obter vantagens significativas. Não à toa, é utilizado em setores de alto custo e produção, como agrícola, construção pesada , ferroviário, offshore, mineração, entre outros.
Quer saber mais sobre as vantagens do uso de um Sistema Common Rail e qual a melhor estratégia para o momento da reposição da peça? Continue lendo e confira este artigo sobre o assunto.
Boa leitura!
O Common Rail é um sistema de injeção Diesel criado ainda na década de 90 e patenteado pela Bosch logo em seguida. Atualmente é um dos sistemas mais eficazes, quando falamos de injeção eletrônica, desenvolvido com alta tecnologia e com diferenciais únicos.
O sistema funciona a partir de um controle de pressão para o repasse de combustível. O grande detalhe é que esse controle acontece independentemente da rotação do motor, o que impacta diretamente na economia de combustível e otimização da potência do equipamento.
Apesar de a sua tradução ser “tubo comum”, a verdade é que o Common Rail é um sistema muito bem elaborado e constituído de diferentes componentes.
Confira os principais:
Ela é responsável por gerar a pressão do combustível que alimenta o tubo rail e os injetores.
Armazena o combustível sob alta pressão, mesmo quando grandes quantidades de combustível são extraídas, mantendo a pressão interna praticamente constante.
Realiza o processamento dos sinais de todos os sensores e define quantidade e tempo de injeção para cada condição de operação do veículo.
Injeta o combustível sob alta pressão no cilindro do motor em momentos precisos, determinados pelo comando eletrônico do módulo, fazendo com que o gasto de energia e combustível do motor tenha uma redução bastante considerável.
Succiona o combustível do tanque e o envia para a bomba de alta pressão, já que a bomba de alta pressão não tem características de fornecer a vazão necessária .
Comandada eletronicamente pelo módulo, faz a regulagem da pressão ideal da galeria para os diversos regimes de operação do motor.
Quando necessário, é acionada eletronicamente pelo módulo e desativa um cilindro da bomba de alta pressão CP1, evitando o superaquecimento da bomba e aumentando sua vida útil- Sem alimentação elétrica na válvula (DRV) ou obstrução no filtro da válvula (DRV) ocorrerá a alta pressão no Rail, quer dizer, o motor irá parar imediatamente ou não entrará em funcionamento.
Componente de extrema importância que informa ao módulo a pressão do combustível na galeria. Se apresentar defeitos, compromete todo o desempenho do motor.
Informa ao módulo de controle a temperatura e pressão do ar, influenciando diretamente no comportamento do sistema de injeção.
Sensor que informa ao módulo a quantidade de ar aspirada, de forma que o comando eletrônico possa dosar da melhor forma a quantidade de combustível a ser injetada.
Medem diversas temperaturas do motor: líquido de arrefecimento, óleo lubrificante, etc. Geram um sinal elétrico para a unidade de comando que influi diretamente no débito de combustível.
Informa ao sistema de gerenciamento a fase do motor, identificando em um par de cilindros qual deles está na fase de compressão ou exaustão.
Como explicado, o Common Rail se destaca por ser um sistema que consegue controlar a pressão na injeção do combustível, independentemente do nível de rotação do motor. Este Sistema atende com muita eficiência as exigências do mercado. Enumeramos alguns benefícios:
Como dito, o sistema Common Rail é bastante utilizado em setores chaves da economia mundial. Além de serem de alta produção, esses setores têm um elevado custo. Ou seja, demandam grande investimento, incluindo por exemplo os maquinários, equipamentos e seus sistemas.
É dever dos gestores e empresários encontrar maneiras de economizar sem perder a eficiência. É aí que a opção pela reparação faz toda a diferença!
No momento de reposição da peça, ao invés de gastar um alto valor em um sistema novo, você encaminha os componentes para uma empresa especializada em reparação Diesel como a Turbo Brasil e garante a continuidade de sua operação além de conseguir uma economia que pode chegar aos 60%.
Aprendeu mais sobre o sistema Common Rail? Quer garantir uma reparação sustentável, eficiente e dentro do prazo? Então conte com a Turbo Brasil, a maior empresa de reparação da América Latina e a única que investe constantemente em tecnologia, mão de obra especializada e qualificação do serviço.
Em um mundo onde a precisão é essencial, o scanner diesel emerge como uma ferramenta…
Os radiadores desempenham um papel vital na manutenção da temperatura ideal dos motores EMD, os…