Injeção Eletrônica Diesel: conheça as principais falhas e causas
28 de outubro de 2021Motores Caterpillar Diesel para embarcações: por que priorizar a manutenção preventiva?
12 de novembro de 2021Hoje, o Common Rail é um dos principais sistemas de injeção eletrônica do mercado. Desenvolvido com tecnologia de ponta, ele apresenta uma caraterística que o difere de outros modelos : a separação dos sistemas de injeção e de pressão.
Um detalhe que faz toda a diferença no dia a dia, pois dessa forma, a bomba gera alta pressão para todos os injetores através de um tubo distribuidor, proporcionando assim, maior potência e economia.
Ao optar pelo Sistema Common Rail o usuário consegue obter vantagens significativas. Não à toa, é utilizado em setores de alto custo e produção, como agrícola, construção pesada , ferroviário, offshore, mineração, entre outros.
Quer saber mais sobre as vantagens do uso de um Sistema Common Rail e qual a melhor estratégia para o momento da reposição da peça? Continue lendo e confira este artigo sobre o assunto.
Boa leitura!
O que é o sistema de Injeção Diesel Common Rail?
O Common Rail é um sistema de injeção Diesel criado ainda na década de 90 e patenteado pela Bosch logo em seguida. Atualmente é um dos sistemas mais eficazes, quando falamos de injeção eletrônica, desenvolvido com alta tecnologia e com diferenciais únicos.
O sistema funciona a partir de um controle de pressão para o repasse de combustível. O grande detalhe é que esse controle acontece independentemente da rotação do motor, o que impacta diretamente na economia de combustível e otimização da potência do equipamento.
Quais os principais componentes do Common Rail?
Apesar de a sua tradução ser “tubo comum”, a verdade é que o Common Rail é um sistema muito bem elaborado e constituído de diferentes componentes.
Confira os principais:
- Bomba de Alta Pressão
Ela é responsável por gerar a pressão do combustível que alimenta o tubo rail e os injetores.
- Galeria de Combustível
Armazena o combustível sob alta pressão, mesmo quando grandes quantidades de combustível são extraídas, mantendo a pressão interna praticamente constante.
- Unidade de Comando
Realiza o processamento dos sinais de todos os sensores e define quantidade e tempo de injeção para cada condição de operação do veículo.
- Injetor do Common Rail
Injeta o combustível sob alta pressão no cilindro do motor em momentos precisos, determinados pelo comando eletrônico do módulo, fazendo com que o gasto de energia e combustível do motor tenha uma redução bastante considerável.
- Bomba de Engrenagens
Succiona o combustível do tanque e o envia para a bomba de alta pressão, já que a bomba de alta pressão não tem características de fornecer a vazão necessária .
- Válvula Reguladora de Pressão, M-Prop e DRV
Comandada eletronicamente pelo módulo, faz a regulagem da pressão ideal da galeria para os diversos regimes de operação do motor.
- Válvula de Desativação do Elemento, EAV
Quando necessário, é acionada eletronicamente pelo módulo e desativa um cilindro da bomba de alta pressão CP1, evitando o superaquecimento da bomba e aumentando sua vida útil- Sem alimentação elétrica na válvula (DRV) ou obstrução no filtro da válvula (DRV) ocorrerá a alta pressão no Rail, quer dizer, o motor irá parar imediatamente ou não entrará em funcionamento.
- Sensor de Pressão da Galeria
Componente de extrema importância que informa ao módulo a pressão do combustível na galeria. Se apresentar defeitos, compromete todo o desempenho do motor.
- Sensor de Pressão e Temperatura do Ar
Informa ao módulo de controle a temperatura e pressão do ar, influenciando diretamente no comportamento do sistema de injeção.
- Sensor de Fluxo de Massa de Ar
Sensor que informa ao módulo a quantidade de ar aspirada, de forma que o comando eletrônico possa dosar da melhor forma a quantidade de combustível a ser injetada.
- Sensores de Temperatura
Medem diversas temperaturas do motor: líquido de arrefecimento, óleo lubrificante, etc. Geram um sinal elétrico para a unidade de comando que influi diretamente no débito de combustível.
- Sensor de Fase
Informa ao sistema de gerenciamento a fase do motor, identificando em um par de cilindros qual deles está na fase de compressão ou exaustão.
Quais as vantagens de usar um sistema de Injeção Diesel Common Rail?
Como explicado, o Common Rail se destaca por ser um sistema que consegue controlar a pressão na injeção do combustível, independentemente do nível de rotação do motor. Este Sistema atende com muita eficiência as exigências do mercado. Enumeramos alguns benefícios:
- Maior potência: motor sempre bem alimentado para corresponder às rotações;
- Redução e economia de combustível: sem desperdício no repasse da injeção para o motor; com menor desperdício de combustível, menor o gasto;
- Funcionamento cada vez mais silencioso;
- Maior durabilidade dos motores;
- Menos poluentes no gás de escape
Por que reparar componentes e Injeção Diesel Common Rail?
Como dito, o sistema Common Rail é bastante utilizado em setores chaves da economia mundial. Além de serem de alta produção, esses setores têm um elevado custo. Ou seja, demandam grande investimento, incluindo por exemplo os maquinários, equipamentos e seus sistemas.
É dever dos gestores e empresários encontrar maneiras de economizar sem perder a eficiência. É aí que a opção pela reparação faz toda a diferença!
No momento de reposição da peça, ao invés de gastar um alto valor em um sistema novo, você encaminha os componentes para uma empresa especializada em reparação Diesel como a Turbo Brasil e garante a continuidade de sua operação além de conseguir uma economia que pode chegar aos 60%.
O que você precisa considerar ao escolher uma empresa de reparação do sistema de Injeção Diesel Common Rail
Na hora de escolher, exija uma empresa:
- homologada pelos fabricantes dos produtos;
- Que tenha profissionais qualificados e treinados;
- que conte com credencial Bosch DIESEL Center;
- que tenha sede própria e estrutura para o serviço;
- que seja referência no seu setor.
- que seja certificada
Garantia de reparação eficiente e dentro do prazo é na Turbo Brasil!
Aprendeu mais sobre o sistema Common Rail? Quer garantir uma reparação sustentável, eficiente e dentro do prazo? Então conte com a Turbo Brasil, a maior empresa de reparação da América Latina e a única que investe constantemente em tecnologia, mão de obra especializada e qualificação do serviço.