Seja para gerar energia elétrica, produzir derivados como solventes e combustíveis, ou promover a locomoção de pessoas e cargas, o petróleo e a indústria petrolífera representam uma parcela significativa da economia mundial, e o Brasil ocupa posição importante na atividade. De acordo com a Agência Nacional do Petróleo (ANP), no ano de 2019 a produção total de petróleo no Brasil foi de 1,018 bilhão de barris, um volume 7,78% maior do que em 2018.
Esses números são impressionantes e continuam em expansão, graças à constante modernização dos processos de extração de petróleo. Hoje, os processos de extração são classificados em offshore e onshore e, neste texto, vamos aprofundar nas atividades offshore, entendendo os desafios dessa modalidade, bem como vantagens e serviços que garantem seu bom desempenho, como turbinas e injeção diesel para plataformas.
Construções offshore consistem, portanto, na instalação de estruturas na costa marítima, geralmente para a produção e transmissão de eletricidade, petróleo, gás e outros recursos da indústria naval.
A construção dessas estruturas é feita no continente, e posteriormente são embarcadas para serem içadas ou ficarem flutuando sobre o campo de extração, dependendo do tipo e modelo da plataforma.
Na linguagem dos economistas, offshore são aquelas companhias registradas em locais com tributação baixa ou nula, além de uma regulamentação menos rigorosa dos governos sobre o setor financeiro e maior anonimato bancário.
Empresas que, literalmente, embarcam para trabalhar no formato offshore, devem redobrar o planejamento de suas atividades, fazendo estudos bem elaborados sobre a área, os custos de instalação (que são altos), os cuidados com a manutenção dos componentes e com a saúde física e mental de seus funcionários. O ritmo de trabalho é intenso e pode se prolongar por vários meses.
Manter todo o maquinário funcionando plenamente é uma necessidade e um grande desafio para a indústria offshore. Por isso são tão importantes os momentos de pausa para revisões e manutenções de sistemas e equipamentos como turbinas e injeção diesel.
Os equipamentos usados nos setores offshore e marítimos possuem motores usados nos sistemas de propulsão e/ou geração de energia que, independente da sua potência, necessitam de cuidados para que continuem funcionando adequadamente. Por isso, realizar reparos é de extrema importância para garantir que o desempenho e a disponibilidade das embarcações, sondas e plataformas não sejam comprometidos.
As manutenções feitas nessas plataformas são momentos delicados, principalmente por conta do tempo que o maquinário fica indisponível para uso. E, se tempo é dinheiro, quanto mais esses recursos ficam parados, menos a indústria produz e gera lucro.
Mas saiba que reduzir o tempo das plataformas paradas para a manutenção é totalmente possível. A melhor solução para tal é buscar por serviços de remanufatura.
De modo geral, rejeitos nos tanques e combustível de qualidade duvidosa são os maiores vilões de um sistema de injeção eletrônica diesel. As turbinas, por sua vez, podem sofrer com a corrosão e o excesso de umidificação, devido à ação das ondas e marés.
O primeiro passo é, logo no planejamento, definir os períodos de revisão e manutenção preventiva das instalações, de forma a reduzir ao máximo possíveis falhas. Como o desgaste é inevitável, optar pela remanufatura das peças oferece um ótimo custo-benefício em relação aos recursos de tempo e dinheiro.
Remanufaturar significa reindustrializar. As peças que apresentarem alguma falha são reparadas através dos mesmos procedimentos industriais dos fabricantes, sem que tudo seja descartado.
Algumas das vantagens da remanufatura são:
Atividades que visam o aumento da vida útil de produtos e materiais a partir do uso mais eficiente de recursos naturais fazem parte do que conhecemos como Economia Circular. Uma pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) mostra que 76,4% das indústrias do país desenvolvem algum tipo de ação dentro desse perfil.
Economia circular, diferentemente do modelo tradicional – que envolve produção, consumo e descarte – defende um ciclo que contemple o compartilhamento, a manutenção, a reutilização, remanufatura e reciclagem de materiais e produtos.
Segundo Marcelo Thomé, presidente do Conselho de Meio Ambiente e Sustentabilidade da CNI, para que lógica circular se realize efetivamente no Brasil será necessário maior investimento em educação e inovação.
Outro desafio, agora por parte dos gestores das empresas que atuam na indústria offshore, é conseguir um prazo razoável para manutenção. Dentro do planejamento estratégico corporativo já deve ser considerada uma empresa ágil e de confiança que possa realizar o serviço.
A Turbo Brasil é referência em reparo de sistemas de turbinas e injeção diesel para offshore, atuando há mais de 20 anos no comércio e remanufatura de componentes dos mais diversos segmentos, inclusive petrolífero e marítimo.
Sabemos que equipamentos parados custam muito dinheiro. Por isso, nossa equipe e instalações estão preparadas para atender às suas demandas em tempo hábil.
Além de economizar tempo e evitar a paralisação da produção de petróleo por longos períodos, ao optar pela remanufatura de turbinas e injeção diesel para plataformas offshore na Turbo Brasil, o cliente pode acompanhar de perto todo o processo, com possibilidade de negociação dos valores e garantia de funcionamento da peça atestada pelos melhores fabricantes.
A Turbo recebe clientes de todo o Brasil em sua sede que está localizada em Contagem, Região Metropolitana de Belo Horizonte. Com 5.000 m², capacidade para grandes atendimentos e fácil acesso à Rodovia BR 040, a empresa também é referência em logística de distribuição para todas as regiões do Brasil.
Garanta que os serviços prestados à sua empresa sejam de qualidade. Solicite agora mesmo um orçamento na Turbo Brasil e escolha o canal de sua preferência para se comunicar com a equipe.
Em um mundo onde a precisão é essencial, o scanner diesel emerge como uma ferramenta…
Os radiadores desempenham um papel vital na manutenção da temperatura ideal dos motores EMD, os…