Reparo de sistemas de injeção Diesel: afinal, qual a sua importância?

Responsável por garantir bom desempenho do motor, economizar combustível e reduzir a emissão de gases tóxicos na atmosfera, os sistemas de injeção nos veículos a diesel ganharam ainda mais importância nos dias de hoje por manter o equilíbrio entre os componentes. E com a intensificação do aquecimento global e das mudanças climáticas, as frotas são obrigadas a passarem por inspeções periódicas para rodarem com menor indício de poluição.

Para que tudo funcione e o proprietário não corra risco de ser multado, é essencial que o componente, seja ele eletrônico ou mecânico, esteja em ordem. Ao menor sinal de falha, como consumo excessivo de diesel e excesso de fumaça, é importante buscar uma empresa especializada em reparo de sistemas de injeção diesel – devido à sofisticação desses equipamentos, a manutenção exige alta tecnologia para um diagnóstico preciso dos problemas.

A importância do sistema

Os motores diesel utilizam sistemas de injeção que geram altas pressões, além de regular com exatidão o volume de combustível injetado por ciclo do motor. Através da regulagem mecânica, é definida a quantidade de diesel necessário para as diversas condições de carga do veículo.

E por contar com sensores elétricos, esses equipamentos coletam informações como a temperatura do ar e do combustível, aproveitando o máximo do combustível para reduzir o consumo e a emissão de gases poluentes. Outro fator importante da injeção é permitir a regulagem estável da marcha lenta e o intercâmbio de informações com outros sistemas eletrônicos, mantendo o motor em perfeita harmonia e equilíbrio.

No caso do sistema conhecido como Common Rail, presente na maioria dos caminhões e ônibus que rodam nas vias do país e que passou a revolucionar o mercado de veículos a diesel nos últimos 15 anos, os problemas mais comuns são consumo excessivo de combustível, funcionamento irregular do motor, Dificuldade de funcionamento. 

Exigência de alta tecnologia

Para descobrir corretamente onde estão essas falhas, o reparo de sistemas de injeção exige que a oficina possua equipamentos corretos de alta tecnologia para garantir precisão e ainda reduzir os prejuízos do proprietário do veículo a diesel com o tempo parado através de um rápido diagnóstico. Conforme a Bosch, uma das principais fabricantes desses componentes, os diferenciais são capacitação, ferramentas e agilidade.

É o caso da Turbo Brasil, certificada pela Bosch e também pela Delphi, que possui laboratórios para testes sofisticados de primeira geração e grande precisão, com a utilização de peças genuínas de fábrica para a correção de falhas, seja através da remanufatura do componente ou da troca.

O reparo de sistemas de injeção necessita de equipamentos com certificado de manutenção e calibragem de fábrica, todos presentes na empresa. São eles:

  • Bancada EPS 815: equipamento para testes de componentes Bosch, permite verificar bombas de última geração, além de injetores Common Rail utilizados em veículos pesados, utilitários e de passeio. O programa simula ainda o funcionamento normal do veículo, mostrados continuamente em um monitor.
  • Bancada EPS200: faz o diagnóstico do sistema de injeção diesel de forma automática, segura e rentável com testes como débito de carga plena, marcha lenta e estanqueidade. Testando injetores de máquinas leves.
  • Clean Room: composto por um laboratório limpo e climatizado que segue o conceito de reparo de sistemas de injeção de fábrica. Com ambiente especialmente projetado e isolado das demais dependências da oficina, evitando qualquer tipo de contaminação externa que venha a prejudicar a reforma dos componentes.
  • Bancada Hardridge AVM2-PC: da marca Delphi, possibilita testes de última geração nas unidades injetoras das séries A1 (Volvo FH12 motor D12 A/C 380/420 HP), E1 (Volvo FH12 motor D12D 380/420/460 HP) e E3 0 (Volvo FH13 motores D13/D13A 400/540 HP)

Por serem complexas e fundamentais para manter o equilíbrio entre os componentes do motor, os proprietários de veículos a diesel, seja leve ou pesado, devem ficar atentos às eventuais falhas, que vão desde consumo excessivo de combustível até excesso de fumaça. Os problemas levam ainda à emissão maior de gases poluentes e podem gerar multas ambientais.

E quando os defeitos surgirem, é essencial buscar oficinas credenciadas e com laboratórios de alta tecnologia para o correto reparo de sistemas de injeção, com bancadas especializadas em testes de última geração e técnicos capacitados.

Trabalhamos com diversos componentes como unidade injetora Caterpillar C6, C7, C9, unidades injetora SD70 Bosch, bomba injetora GE, bicos injetores GE, dentre outras dos sistemas Diesel: Bosch, Delphi, Denso, Siemens, Caterpillar e Zexel.

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