Economia para a mineração: invista na remanufatura
8 de maio de 2020A distância é um limitador na hora de escolher um fornecedor de remanufatura?
24 de maio de 2020Manter todo o maquinário funcional numa plataforma offshore é um grande desafio e sabemos que é impossível escapar de uma pausa para fazer revisões de equipamentos, como o reparo de sistemas de injeção diesel.
A injeção eletrônica a diesel é verdadeiro avanço para as indústrias. Ela agrada a gestores, pois reúne 3 qualidades importantes: produtividade, economia e potência.
Ao contrário dos equipamentos que funcionam com recursos tradicionais, como álcool e gasolina, a injeção de alta pressão do diesel confere mais potência à máquina porque o diesel desprende mais energia de sua massa.
Porém, as indústrias offshore enfrentam crises devido às constantes paradas para manutenção. Apesar dos esforços de fabricantes em produzir componentes com os mais altos padrões industriais – o que, de fato, reduz o consumo de energia e recursos naturais -, todo material está sujeito a ação do tempo e ao desgaste do uso contínuo.
Temos, então, uma das maiores preocupações de todo gestor: garantir o máximo de rendimento do maquinário com o mínimo de reparos. Mas, isso é possível?
Quando é necessário o reparo de um sistema de injeção?
Antes de tudo, precisamos reforçar a importância da manutenção preventiva para evitar falhas prematuras. A ação antecipada nas unidades (ECUs) que moderam a distribuição do combustível nos cilindros – de forma que a combustão e outras funções ocorram -, precisa ser periódica.
De modo geral, rejeitos nos tanques e combustível de qualidade duvidosa são os maiores vilões de um sistema de injeção eletrônica diesel. Por isso, esses sistemas devem passar por inspeções periódicas para que se certifique se ele está de acordo com as normas que regulam seu bom equilíbrio com todo o veículo.
Quando um sistema de injeção eletrônica falha, o sinal técnico é a lâmpada de avaria, que acende no painel de instrumentos. A consequência da falha se manifesta como mau funcionamento do motor, fumaça excessiva, falta de potência, torque e alto consumo de diesel.
Isso significa que é preciso dar atenção e não adiar os reparos de todos os componentes – unidade injetora, bico injetor, bomba injetora, bomba de transferência, filtros, injetor Common Rail e do sistema de gerenciamento eletrônico de combustível.
Vantagens de remanufaturar sistemas de injeção para o mercado offshore
Apesar de toda prevenção, é inevitável que componentes percam sua funcionalidade. Nesses casos, há duas opções a se considerar: a adquirir um novo produto ou reparar o original.
A remanufatura é um serviço com crescente procura no mercado industrial. Ela oferece diversas vantagens, como:
- Economia média de até 60% do valor, em comparação ao novo;
- Durabilidade de um produto novo;
- Garantia certificada pela marca original;
- Análise e teste de todas as peças;
- Fidelidade aos critérios de fabricação.
O que é a remanufatura para o reparo de sistema de injeção diesel?
O reparo de sistema de injeção diesel compreende um processo completo de desmontagem, análise, reconstrução e testes para avaliar a qualidade do componente.
O procedimento de reparo, de modo geral, contempla:
- Desmontagem;
- Limpeza;
- Jateamento;
- Teste de bancada;
- Solda;
- Usinagem;
- Retífica;
- Preparo do componente;
- Teste e balanceamento;
- Montagem;
- Regulagem;
- Inspeção final;
Todo o método segue o padrão de reindustrialização, que apenas descarta os itens não recuperáveis do sistema.
Desafios em realizar manutenção em plataformas offshore
Manutenções de equipamentos em plataformas offshore são momentos críticos, principalmente por causa do tempo que o maquinário fica indisponível para uso. Se tempo é dinheiro, quanto mais esses recursos ficam parados, menos a indústria produz e gera lucro.
Portanto, um dos grandes desafios de um gestor é conseguir um prazo razoável para manutenção e isso implica encontrar uma empresa ágil e de confiança que possa realizar o serviço.
Da mesma forma, é preciso ter clareza sobre a nova vida útil do componente diesel pós manufaturado, afinal, isso justifica, ou não, o investimento no reparo do item. Por último, mas não menos importante, entra também o custo do serviço e a possibilidade de negociá-lo.
São muitos desafios, mas nós temos a solução.
Turbo Brasil: a sua parceira para manutenção de equipamentos
Ha 20 anos no mercado, a Turbo Brasil é referência em reparo de sistemas de injeção diesel para offshore.
Recebemos clientes de todo o Brasil em nossa sede que está localizada em Contagem (MG) – com 5.000 m², capacidade para grandes atendimentos e fácil acesso à Rodovia BR 040.
Sabemos que equipamentos parados custam muito dinheiro. Por isso, nossa equipe e instalações estão preparadas para atender às suas demandas em tempo hábil.
Aqui, você tem a garantia de um serviço de qualidade, com prazo e preço negociáveis. Nossa reputação é conhecida em toda América Latina e atendemos diversos setores, como construção pesada, mineração, ferroviária e também agrícola.
Com profissionais em constante formação e laboratórios de ponta, temos o que há de melhor para fazer a remanufatura de sistemas de injeção diesel e outros componentes.
Parar a produção para fazer reparo de sistema de injeção diesel pode ser um desafio para os gestores de plataformas offshore, uma vez que precisam preservar a produtividade. Por outro lado, contar com parceiros sérios transforma essa experiência em algo muito positivo, sobretudo tendo em vista a economia que a remanufatura oferece.
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