Remanufatura de compressor de ar: como funciona

Cada vez mais usados na construção civil, perfuração, abertura de poços e obras de infraestrutura, o compressor de ar também é uma tendência nos motores a diesel de veículos e equipamentos pesados. Responsável por gerar ar comprimido para o sistema de freios e outros acessórios pneumáticos como embreagens e molas, o item também é comum nos ônibus e em ferramentas à exemplo dos rompedores, mangotes e furadeiras.

Quando o ar é sugado da atmosfera, ele passa por um filtro de ar do equipamento e é direcionado aos motores e para o compressor, onde tem a pressão elevada para a realização das atividades. E os fabricantes recomendam atenção à manutenção do equipamento, cujas falhas ocorrem principalmente nos veículos a diesel que circulam no meio urbano – isso por trabalharem por mais tempo com pressão e altas temperaturas. 

E quando os problemas surgem, os proprietários conseguem uma economia de até 40% através de um procedimento conhecido: a remanufatura de compressor de ar. Entre os sinais de necessidade de reforma no componente, estão vazamento de ar, barulho no motor e carregamento irregular do item

Já a manutenção preventiva do item, que pode evitar uma falha prematura, deve ser realizada a cada 60 mil quilômetros no transporte urbano e 100 mil quilômetros no transporte rodoviário, segundo as principais marcas.

Economia e praticidade com a remanufatura

Durante a remanufatura de compressor de ar, todo o equipamento é testado em máquinas de alta precisão. Após o processo, que segue a mesma técnica dos fabricantes, as peças internadas são analisadas e as que estiveram com defeito substituídas ou recuperadas. Com isso, o componente retorna com as mesmas características originais para desempenhar suas funções nos veículos a diesel e máquinas industriais.

E os danos que levam à necessidade de reparações são mais frequentes quando as instruções de uso recomendadas pelos fabricantes não são seguidas. Os principais problemas ocorrem devido à falta de limpeza do filtro de ar ou utilização de óleos lubrificantes contaminados com resíduos ou água. 

Por atingirem altas temperaturas para pressurizar o ar da atmosfera, o óleo se torna vital para o bom funcionamento do compressor. E ainda há outras situações que causam superaquecimento e, consequentemente, dano do material, como:

  • Ventilação insuficiente
  • Filtro de ar entupido
  • Válvulas sujas
  • Óleo muito viscoso
  • Válvulas de recalque quebradas
  • Necessidade de maior capacidade de ar
  • Carvão no pistão
  • Folga ou desgaste nos pinos que prendem as buchas e os pistões

A sobrecarga no equipamento também pode ser provocada pela obstrução do seu cabeçote ou tubulação pelo excesso de carbonização. Com o filtro de ar tampado, o óleo lubrificante do componente pode ser bombeado para equipamentos do veículo ou do maquinário pesado que dependem do compressor, como os freios pneumáticos e as válvulas do sistema, danificando essas partes.

Com isso, surge a necessidade da reforma do componente e, novamente, a remanufatura de compressor de ar é o procedimento mais indicado pela economia e praticidade, além de deixar a frota menos tempo parada para manutenção.

Cuidados evitam danos no compressor de ar

Há ainda recomendações e práticas que podem elevar o tempo de vida útil do componente juntamente com a constante manutenção preventiva. Caso sejam seguidas, a necessidade de reparos é reduzida drasticamente nas máquinas e veículos a diesel. Entre as dicas, estão:

  • Verificar se o compressor desliga quando atinge a temperatura máxima
  • Eventualmente analisar se há fissuras no equipamento, que podem ser provocadas por pressões excessivas. Caso isso ocorra, há risco de rompimento do compressor
  • Limpar o filtro do equipamento esporadicamente, evitando excesso de poeira, principalmente nos canteiros de obras e trechos urbanos
  • Analisar sempre o nível de óleo
  • Conferir se não há vazamento de óleo no equipamento
  • Em dias mais quentes, o compressor pode alcançar uma maior pressão interna e, por isso, deve ser alvo de atenção

E mesmo com os procedimentos sugeridos a falha pode acontecer, a remanufatura de compressor de ar restaura o correto funcionamento do compressor e ainda de todos outros componentes que dependem dele.

São muitos os equipamentos que facilitam as atividades industriais, a exemplo dos compressores de ar. Seja em maquinários pesados ou nos veículos a diesel, como ônibus e caminhões, o item trabalha para aumentar a pressão do ar e, durante a sua utilização, falhas podem acontecer. Esses danos podem colocar em risco todo o sistema do motor e sempre devem ser corrigidos em tempo hábil através da remanufatura do compressor de ar.

Precisa remanufatura o componente das marcas Wabco, Bendix, Knorr? Solicite seu orçamento online com a Turbo Brasil, empresa que conta com técnicos qualificados, ferramentas específicas para compressores e laboratório equipado com tecnologia de ponta.

Postagens Recentes

  • Motores Diesel

Scanner diesel: a expertise da Turbo Brasil nos motores diesel Caterpillar!

Em um mundo onde a precisão é essencial, o scanner diesel emerge como uma ferramenta…

Turbo Brasil: Excelência em remanufatura de radiadores para motores EMD!

Os radiadores desempenham um papel vital na manutenção da temperatura ideal dos motores EMD, os…