Um componente pode ser remanufaturado quando, mesmo com defeitos e tempo de uso, ainda está em condições de passar por transformações que o deixem como novo. Seja para itens técnicos ou industriais, o processo de reaproveitamento contempla:
Tudo isso deve ser feito nos parâmetros de fabricação original, seguindo os processos de fábrica. Com isso, o cliente leva um produto novo, com garantia e, ainda, paga muito menos que um modelo original.
Um componente remanufaturado chegar a custar 40% em relação a um componente um novo. Isso representa uma economia significativa para as empresas que lidam diariamente com sistemas mecânicos.
Além disso, o fator ambiental é altamente relevante. Sabemos que alguns materiais podem levar centenas de anos para se decompor naturalmente e chegamos num ponto, hoje, que a preocupação ambiental está muito além de um discurso que as empresas devem adotar – trata-se de uma questão de sobrevivência!
Portanto, seu negócio e todo ecossistema podem se beneficiar muito desse serviço.
Você sabe que tipo de componente pode ser remanufaturado? Continue a leitura e entenda.
É importante destacar dois tipos de procedimentos distintos, mas que podem ser confundidos: a remanufatura e o recondicionamento de peças. Entensda:
Enquanto na remanufatura há um processo completo de desmontagem, limpeza, testes e buscas por defeitos em todo o componente, no recondicionamento somente a parte que apresenta problemas visíveis é alvo de cuidados.
É claro que o recondicionamento tem o seu valor, mas para os itens que trataremos a seguir, a remanufatura é o processo mais recomendável.
Na Turbo Brasil, o procedimento de remanufatura, de modo geral, segue a seguinte ordem:
Conheça agora qual tipo de componente pode ser remanufaturado.
As turbinas ou turbocompressores, apresentam sinais muito característicos quando possuem alguma falha. Potência enfraquecida, aumento na produção de fumaça e excessivo gasto de combustível são os principais indícios.
Muitas vezes, as causas para isso é a negligência na manutenção da turbina, falta de óleo ou uso de produtos contaminados – o que compromete a rotação.
Ao passar pelo teste de bancada, profissionais identificam os itens defeituosos. Nesse sentido, as melhores prestadoras de serviço contam com um processo prático, controlado e seguro, feito em linha de produção, o Lean Manufacturing.
As unidades injetoras, como toda peça, estão propensas ao desgaste natural devido ao uso, mas a utilização de óleo de má qualidade pode acelerar esse processo.
Os principais sinais disso são a falha na performance do motor e o consumo excessivo de diesel. Portanto, substituir filtros e fazer a revisão do motor e seus componentes – bombas, unidade injetora e bico injetor caterpillar – é essencial.
O maior indício de problemas no motor de partida é a dificuldade em dar partida. Isso geralmente é causado pelo desgaste das buchas, escovas, coletor do induzido, complicações no sistema automático e bateria defeituosa.
No alternador, por sua vez, um dos principais alertas é a oscilação da luz da bateria no painel instrumentos e problemas durante a ignição.
Diversos fatores levam ao desgaste do motor de partida e do alternador. A falta de revisão é um deles, pois a inspeção regular funciona de forma preventiva – limpando impurezas sólidas e objetos estranhos e substituindo escovas.
Fatores que levam ao desgaste precoce do compressor de ar geralmente estão ligados à desatenção quanto às recomendações dos fabricantes, ao uso de óleos lubrificantes adulterados e à negligência em relação à limpeza do filtro de ar.
Válvulas sujas, carvão no pistão, entupimento do filtro de ar e pinos desgastados ou folgados também são fatores que levam ao superaquecimento do compressor.
Uma empresa que trabalha com remanufatura de alta performance oferece o reparo de compressores das mais diversas marcas e modelos, de veículos leves a pesados.
Na Turbo Brasil oferecemos serviços de remanufatura para componentes de motores diesel. Aqui, trabalhamos com uma política de qualidade rigorosa, que preza pelas melhores práticas de mercado.
Desde 1998, contamos com uma equipe de profissionais altamente capacitada e em constante formação. Somos especialistas em todos os tipos de veículos, marcas e motores.
Além disso, trabalhamos apenas com tecnologia certificada em diagnóstico e verificação e uma ampla gama de equipamentos e ferramentas específicas de diesel.
Fomos avaliados pela Fundação Nacional de Qualidade como uma das Melhores Empresas em Gestão no Brasil; considerados uma das Melhores Empresas para Trabalhar em Minas Gerais, pela Premiação Great Place to Work (GPTW), e recebemos nossa certificação ISO 9001/2015, atestando nosso enquadramento nos padrões mundiais de eficiência e qualidade dos processos.
Nossa sede se localiza em Contagem (MG), com uma estrutura de 5.000 m² e fácil acesso à Rodovia BR 040 e vias de fácil acesso, como a Via Expressa. Aqui, temos laboratórios completos e capacidade de atendimento para grandes frotas veiculares.
Nossos equipamentos são certificados e o que há de mais moderno no mercado.
Na Turbo Brasil, temos relacionamento de longa data com clientes como Usiminas, Anglo American, Vale, Arcelor Mittal, John Deere, dentre tantos outros.
Neste artigo apresentamos qual tipo de componente pode ser remanufaturado, uma opção que é, ao mesmo tempo, financeiramente atrativa e amigável ao meio ambiente.
A Turbo Brasil oferece os serviços de remanufatura de turbina, injeção diesel, bomba injetora caterpillar, motor de partida, alternador e compressor de ar. Contamos, também com estoques de componentes originais de diversas marcas. Entre em contato e solicite o orçamento do componente que você precisa.
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