Motor de partida e alternador: cuidados e reparação

Seja nos veículos pesados utilizados nas grandes frotas das empresas ou em carros de passeio e caminhonetes, existem dois componentes que contam com o mesmo princípio de funcionamento e precisam de cuidados para evitar falhas e não ficar na mão: motor de partida e alternador. Apesar de muitos motoristas confundirem os equipamentos, eles possuem funções distintas.

Componente vital para o funcionamento do sistema, o motor de partida é responsável pelo acionamento do motor. O item, que também é conhecido como motor de arranque e serve para fazer o motor girar, é acionado quando a chave do veículo é girada.

Já o alternador tem a função de alimentar o sistema elétrico de todo o veículo através da recarga da bateria – ele faz funcionar equipamentos como lanternas, rádio, faróis, painel eletrônico e o próprio motor de partida. Por manter o nível de energia das baterias, o componente precisa estar alinhado com a tensão exigida pelo equipamento para que todos tenham um funcionamento regular.

As principais funções do alternador são:

  • Responsável por carregar a bateria
  • Fornece energia para o funcionamento dos componentes eletrônicos do veículo, como faróis e rádio
  • Economiza o gasto de bateria com o motor em uso

Motor de partida e alternador também podem ter problemas caso não sejam utilizados de maneira correta. Para evitar danos aos equipamentos, você verá neste post quais cuidados podem ser adotados para aumentar a vida útil dos itens e, caso seja necessário uma reparação, alternativas econômicas para o conserto, como a remanufatura.

Cuidados com os componentes

Por consumir muita energia das baterias, já que ele é responsável pelo acionamento de todos os demais componentes do motor, o motor de partida foi desenvolvido pelos fabricantes para funcionar em um curto período de tempo – especialistas recomendam que o tempo de acionamento de veículo não seja superior a 10 segundos após a partida.

Caso o motor não funcione ao dar a partida, é importante aguardar pelo menos 30 segundos para girar a chave novamente e, assim, evitar uma sobrecarga no equipamento. Além disso, há cuidados como evitar manter o motor de partida em funcionamento enquanto o motor não iniciar o funcionamento e ainda não acioná-lo se o veículo já estiver rodando.

Cuidados básicos para evitar falhas:

  • O tempo entre girar a chave e acionar o motor não deve ser superior a 10 segundos
  • Caso o motor não dê partida, aguardar pelo menos 30 segundo para acionar novamente
  • Evitar manter o motor de partida funcionando, com a chave do veículo girada, enquanto o veículo não funcione.

Caso esses cuidados não sejam tomados, o motor de partida pode superaquecer, queimando os componentes internos.

Com o alternador, também há maneiras de evitar o seu desgaste, prolongar a vida útil e manter o correto funcionamento dos componentes elétricos dos veículos. Conforme os fabricantes, é essencial sempre analisar a correia do equipamento a cada seis meses e, assim, evitar que ela fique frouxa ou muito esticada. 

Outra preocupação do proprietário é verificar se o item está preso ao esticador, assim como os terminais. As polias podem estar trincadas ou desgastadas, o que compromete o funcionamento do acionador. Em síntese, os cuidados são:

  • Verificar se as polias estão desgastadas ou trincadas
  • Fazer uma análise da correia do alternador a cada seis meses
  • Manter o alternador preso ao esticador
  • Conferir se os terminais do alternador estão alinhados corretamente

Falhas no motor de partida e alternador

Muitas vezes, os alternadores podem comprometer o correto funcionamento de todo o veículo devido às falhas. Nesse caso, é essencial buscar uma oficina especializada para verificar o problema. E o principal alerta é quando a luz da bateria que fica no painel fica oscilando ou sempre acesa.

O acionamento da luz pode revelar alguma deficiência no carregamento da bateria pelo alternador ou ainda desgastes nos componentes internos, como rolamentos e escovas. Também pode ser necessária a troca do item, que merece cuidados para manter seu bom estado de energia, como desligar sempre os faróis e o rádio quando o veículo estiver desligado e ainda não deixar o motor sem funcionar por vários dias seguidos.

Caso o veículo não funcione quando a chave é acionada, há possibilidade de haver algum problema no motor de partida. Mas antes, é recomendável checar itens como bobina, ignição e combustível, que são mais comuns de existirem falhas. A falta de energia causada pelo envelhecimento ou defeito na bateria é outro fator que pode comprometer o motor de partida, provocado pela baixa tensão ou os cabos mal conectados. 

Na Turbo Brasil, você encontra soluções completas em motor de partida e alternador das marcas Bosch e Delco Remy, Mitsubishi, Denso, Niehoff, Prestolite, e outros para veículos leves e pesados. A empresa ainda oferece remanufaturados que atendem os requisitos do mercado 

Mesmo tendo uma maior durabilidade na comparação com outros componentes, motor de partida e alternador estão propensos às falhas, principalmente provocada pelo mau uso. E nesses casos, a remanufatura pode ser a solução. Através dos mesmos procedimentos industriais dos fabricantes, empresas especializadas realizam a análise das peças e verificam quais itens têm defeito. Trocados e testados, o equipamento volta a funcionar com a mesma performance de um novo e com uma economia de até 40%.

Viu que precisa fazer a manutenção preventiva dos componentes ou reparar alguma falha que comprometa o funcionamento do veículo? Faça agora seu orçamento com a Turbo Brasil e garanta as melhores soluções do mercado.

Postagens Recentes

  • Motores Diesel

Scanner diesel: a expertise da Turbo Brasil nos motores diesel Caterpillar!

Em um mundo onde a precisão é essencial, o scanner diesel emerge como uma ferramenta…

Turbo Brasil: Excelência em remanufatura de radiadores para motores EMD!

Os radiadores desempenham um papel vital na manutenção da temperatura ideal dos motores EMD, os…