A mecanização dos processos agrícolas e o aumento da produtividade

Os recursos tecnológicos se fazem presentes em todas as esferas de nossa existência, e a evolução destes acontece continuamente. Da cidade ao campo, a automatização não é nenhuma novidade, mas, de fato, representa uma crescente. É o caso da mecanização da agricultura, a qual expressa a realidade vivida na rotina das fazendas.

O avanço da industrialização do trabalho agrícola é comprovado pelo Censo Agropecuário 2017¹, divulgado pelo IBGE. Conforme a pesquisa, em 11 anos houve aumento de 50% no uso de tratores no campo.

Com a atuação das máquinas cada vez mais abundante, o ritmo de produtividade aumenta proporcionalmente. Afinal, os equipamentos facilitam processos que, quando realizados por humanos, são mais demorados e menos precisos.

Continue a leitura deste artigo e saiba mais sobre o assunto!

Quais as vantagens da mecanização da agricultura?

Antes da Revolução Industrial, a mão de obra humana dominava todo tipo de produção, incluindo a agricultura. Aliás, as pessoas realizavam a atividade de plantio em função de sua própria sobrevivência e sustento da família, o que se denomina agricultura de subsistência. Além de ser um trabalho manual, a lavoura era totalmente dependente de fatores climáticos, fertilidade da terra e controle de pragas.

Mas a mudança veio com a industrialização de processos, e foi aí que a mecanização da agricultura teve seu início. Com a implementação gradual de máquinas agrícolas, as plantações elevaram o nível de produtividade e qualidade dos produtos.

E a automação vai além, pois hoje em dia é possível usufruir de tecnologias capazes de otimizar ainda mais a produção.

Com uso de aplicativos, softwares e dispositivos eletrônicos, o agricultor tem as seguintes vantagens:

  • Planejamento de plantio e colheita;
  • Monitoramento e análise da lavoura;
  • Irrigação automatizada, sem depender das condições climáticas;
  • Entre outras.

De que forma o maquinário agrícola aumenta a produtividade?

Os equipamentos agrícolas contribuem para acelerar a atividade em todas as suas etapas: arar o solo, semear, pulverizar e colher. Como as máquinas são de grande porte, elas conseguem contemplar uma grande área em pouco tempo de operação, possibilitando a produção em larga escala.

Esse é um fator que agiliza o trabalho agrícola, além do mais, equipamentos específicos fazem o serviço de seleção de grãos e, posteriormente, seu transporte. Entenda, a seguir, um pouco mais sobre a relação desses veículos de mecanização da agricultura e a produtividade no campo!

Tratores

Os tratores agrícolas são responsáveis pela aração do solo. Essa função, quando desempenhada manualmente, requer a utilização de enxadas, muita força braçal e, às vezes, tração animal. Com o maquinário, é possível fazer a operação em territórios vastos, bastando a condução adequada de um profissional.

Semeadoras

Sua função é abrir as cavidades e depositar ali as sementes. O equipamento assegura a precisão do local, da maneira como é feito e da quantidade de sementes a serem espalhadas.

Pulverizadores

A fim de proteger a safra contra o surgimento de pragas que comprometem a plantação, os pulverizadores aplicam as substâncias defensivas ou fertilizantes em dosagem adequada.

Colheitadeiras

A função desse equipamento é, além de colher os produtos, realizar a triagem dos grãos e cereais. A máquina possui tecnologia para identificar os tipos e separá-los, bem como para fazer a higienização dos produtos.

Diante dessas breves descrições, nota-se que o maquinário agrícola atua de forma a promover maior eficiência e lucro na atividade da agricultura. Afinal, se cada uma dessas etapas fossem realizadas apenas por humanos, o tempo e o dinheiro gastos para cumprir a demanda seriam muito superiores ao que se direciona às máquinas.

Um ponto de atenção é em relação ao estado de funcionamento do maquinário, algo que abordaremos no próximo tópico.

A importância da manutenção do seu maquinário

A mecanização da agricultura trouxe diversas vantagens. Para que a automação continue sendo proveitosa, é fundamental ter os cuidados necessários com os veículos e equipamentos utilizados na lavoura.

A maquinaria agrícola é utilizada dia após dia e, naturalmente, ocorrem desgastes em seus componentes. Isso não é um problema, desde que se tenha atenção à manutenção periódica dos componentes e do veículo como um todo.

Quando a manutenção de tratores e outros de veículos agrícolas a diesel é feita adequadamente, fica garantida a eficácia das operações e o aproveitamento pleno dos produtos. Assim, evitam-se perdas e desperdícios no campo.

Isso porque o maquinário estará sempre sob observação e, ao menor sinal de potenciais falhas, é possível planejar o reparo de componentes ou sua substituição.

Ficar com veículo parado, atrasando os processos, não é uma opção!

É para isto que a Turbo Brasil trabalha: Na reparação de componentes diesel. O setor agrícola é uma das áreas de atuação da Turbo Brasil, a maior empresa de reparação de componentes Diesel da América Latina.

Afinal, a manutenção do maquinário é tão importante quanto a própria mecanização da agricultura. Para conhecer mais sobre a Turbo Brasil e nossos serviços, conheça nosso site e solicite um orçamento.

Postagens Recentes

  • Motores Diesel

Scanner diesel: a expertise da Turbo Brasil nos motores diesel Caterpillar!

Em um mundo onde a precisão é essencial, o scanner diesel emerge como uma ferramenta…

Turbo Brasil: Excelência em remanufatura de radiadores para motores EMD!

Os radiadores desempenham um papel vital na manutenção da temperatura ideal dos motores EMD, os…