Transporte de passageiros: saiba como economizar no combustível e manter sua frota em boas condições
17 de março de 2022Uso sustentável do gás biometano: Governo lança medidas de incentivo à produção e abastecimento de frotas de veículos pesados
31 de março de 2022Cumprir os prazos determinados para obras de construção civil é um dos grandes desafios do setor. São diversos os fatores que influenciam o andamento do projeto como, por exemplo, o comprometimento dos fornecedores e o bom desempenho do maquinário.
Qualquer desvio do cronograma pode acarretar transtornos capazes até mesmo de adiar a entrega da obra, situação que, inclusive, é muito comum na construção civil.
Uma das consequências mais frequentes é , ter que lidar com multas contratuais por atraso, juntamente com a possibilidade de ter que indenizar o cliente final por danos morais e/ou materiais.
Esses fatores, por si só, já são suficientes para não finalizar a obra na data prevista, mas há outra condição que precisa ser considerada: a necessidade de arcar com o valor do conserto, caso uma máquina apresente defeitos no decorrer da construção.
Além de parar a execução do serviço, o aluguel de máquinas substitutas possui um alto custo, que fica ainda mais caro se o tempo de uso for maior que o esperado.
Para evitar tais contratempos, a solução é realizar a manutenção preventiva do maquinário. Acompanhe a leitura e entenda!
Principais causas de atrasos das obras
O calendário definido para a conclusão de uma obra ou reforma nem sempre é cumprido, isso é inegável. A demora na entrega dos empreendimentos imobiliários gera a frustração do público e possíveis complicações jurídicas para a construtora.
Mas, afinal, quais são os principais motivos para que o serviço atrase? É o que listamos a seguir:
Problemas com o fornecedor
Se a entrega dos materiais não for feita no prazo estabelecido, seja por falta de insumos ou falhas no transporte, todo o trabalho de construção será afetado.
Escassez de mão de obra qualificada
Um problema recorrente na construção civil é a falta de mão de obra especializada. Encontrar profissionais qualificados e disponíveis é uma tarefa difícil, portanto, deve ser feita com antecedência.
Mudanças no projeto
Alterações podem surgir enquanto a obra já está em andamento. Dependendo da complexidade da nova demanda, faz-se necessário se adaptar às mudanças, de forma a manter os custos previsíveis, e estender o prazo de entrega.
Condições climáticas
Os períodos chuvosos comprometem a execução do trabalho no canteiro de obra, visto que afeta o estado do solo, e as máquinas não podem operar.
Falha nos maquinários
Não priorizar a manutenção preventiva pode ocasionar em falhas nos maquinários. E, lidar com esses imprevistos, compromete a gestão e o cronograma de toda a obra. Portanto, uma dica valiosa é: priorize a manutenção preventiva e elimine possíveis falhas!
Dicas práticas para cumprir o cronograma da construção civil
Entregar o empreendimento na data prevista é uma garantia de credibilidade da construtora frente ao mercado e ao público, desde que feito com qualidade e dentro dos parâmetros de segurança.
Portanto, selecionamos algumas dicas práticas capazes de aprimorar o serviço e evitar atrasos. Confira!
- Criar um cronograma realista, que contenha o tempo realmente necessário para cada ação. Uma dica é utilizar o Cronograma de Gantt, uma metodologia de gestão de projetos que mapeia data e começo das tarefas, os responsáveis por cada ação, duração das fases da obra e até mesmo predispõe prazos para adaptação à mudanças e intercorrências;
- Designar um profissional encarregado de verificar cada atividade e a evolução do serviço de acordo com o planejamento;
- Elaborar diariamente um relatório de obra para acompanhamento e maior controle;
- Manter canais de comunicação eficazes para que a troca de informações seja bem-sucedida;
- Realizar periodicamente a manutenção preventiva do seu maquinário, para evitar custos com aluguéis de máquinas temporárias.
Manutenção preventiva de maquinários: o melhor investimento
Equipamentos e veículos de grande porte utilizados na construção civil são submetidos a esforços significativos dia após dia. Portanto, assegurar que as máquinas estejam em condições adequadas é de fundamental importância.
Essa garantia se dá pela frequente manutenção preventiva no maquinário. A prática é indispensável por diversas razões, entre elas, a redução do risco de falhas no decorrer do projeto..
Além disso, outras questões merecem ser mencionadas, tais como:
- Redução de gastos: realizar manutenções preventivas é mais vantajoso financeiramente do que recorrer à manutenção corretiva em caso de problemas na máquina.
- Tempo de parada da máquina: com a manutenção programada, é possível estipular o período de parada, aspecto que deve ser considerado no cronograma;
- Segurança dos profissionais: máquinas operando perfeitamente são seguras para o manejo humano, evitando acidentes causados por mal funcionamento;
- Orçamento: ao programar as manutenções preventivas regulares, é possível incluir os valores na planilha de gastos da obra, assim, não haverá custos adicionais inesperados;
- Vida útil dos equipamentos: a prevenção prolonga a vida útil das máquinas, pois seus componentes serão revisados de tempos em tempos e substituídos quando necessário, além de assegurar que o equipamento ofereça sua melhor potência e performance, já que são bastante exigidos no trabalho pesado.
Sabendo que o maquinário é parte fundamental da obra, cabe às construtoras delinear estratégias para otimizar o processo de produção e, consequentemente, a entrega. Para isso, a Turbo Brasil tem a solução que movimenta o seu negócio. Faça como as grandes empresas e seja cliente da maior empresa em reparação de componente diesel da América Latina.
Conte com a Turbo Brasil
Somos uma empresa solution provider. Se existe diesel, existe trabalho para a Turbo Brasil! Possuímos equipes altamente qualificadas, com profissionais de excelência em cada posto das nossas linhas de produção setorizadas. Seguindo o Lean Manufacturing para padronização de processos e redução de perdas, garantimos revisões e testes em todos os componentes reparados.
Aqui, seu maquinário de construção civil retoma as condições ideais para operar,
Continue em nosso blog e saiba mais sobre o reparo de componentes diesel na construção pesada.