A mineração no Brasil é uma atividade de enorme relevância econômica devido à riqueza natural encontrada nos solos do país. Entre os principais recursos minerais extraídos em terras brasileiras estão o petróleo e o gás natural, pertencentes à categoria de combustíveis fósseis.
O setor onshore, precursor na atividade mineradora desses materiais energéticos, teve um declínio em virtude da ascensão do offshore. Ao fim da década de 1970, a extração marítima tornou-se mais benéfica para o país, mas logo houve uma retomada da exploração em terra.
Atualmente, o ano de 2021 trouxe perspectivas otimistas para o segmento onshore, visto que a Petrobras obteve lucro significativo no primeiro semestre. Os resultados indicam rendimento de aproximadamente R$44 bilhões¹, o que se deve ao avanço da venda de petróleo e derivados, entre outros fatores.
O cenário promissor contempla também as empresas pequenas e independentes, de modo que o Estado tem o papel de promover boas oportunidades aos negócios. Continue a leitura e saiba mais sobre o assunto!
O Brasil representa uma das maiores potências da produção petrolífera do mundo e já chegou a ocupar posições privilegiadas no ranking mundial. Tanto as áreas marítimas quanto as terrestres contribuem para o destaque brasileiro no cenário global, afinal, o território nacional abriga grandes reservas de petróleo no oceano e na terra.
Mas vale salientar o potencial do onshore na mineração no Brasil, setor que hoje representa 8% da produção no país, conforme a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).
Assim como o offshore tem projeções de crescimento para 2022, o onshore caminha pela mesma direção. Acredita-se que o progresso será derivado de ações governamentais, como o Programa de Revitalização das Atividades de Exploração e Produção de Petróleo e Gás Natural em Áreas Terrestres (Reate).
Trata-se de uma política pública, criada em 2019, cujo objetivo é fomentar o desenvolvimento local e regional, além de elevar a concorrência no mercado onshore.
Destaca-se, ainda, a estratégia de desinvestimento adotada pela Petrobras. O plano consiste na venda de ativos de menor rentabilidade, incluindo campos em terra e em águas rasas. Até dezembro de 2021, a estatal obteve mais de US$ 4 bilhões com a venda de ativos, de acordo com a própria empresa. O valor deve ser investido em outros ativos visando maior lucro.
Essas e outras movimentações do mercado demonstram como o contexto nacional é favorável para a evolução da extração de petróleo e gás.
Já mencionamos que a mineração no Brasil é uma das bases da economia nacional, e reforçamos essa afirmação com dados. Uma pesquisa elaborada pela multinacional EY em conjunto com o Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP) mostrou a relevância do petróleo e gás para o Brasil (inclusive, o estudo foi intitulado desta maneira).
Primeiro, destaca-se o fato de que a atuação do setor reflete no dia a dia da população, por exemplo, com o acesso à energia elétrica nos domicílios e a locomoção por veículos movidos a combustíveis.
As entidades colocam em evidência a abundância em reservas de petróleo e gás existente no Brasil, e ainda revela que mais de 90% das áreas nem sequer chegaram a ser estudadas. Ainda assim, a atividade petrolífera está entre as mais significativas para a economia do país, ocupando o 3º lugar no ranking.
Além disso, o setor é um grande gerador de emprego e renda, e contribui consideravelmente para a arrecadação tributária a níveis municipal, estadual e federal.
Diante das projeções para o futuro e da já conhecida importância da mineração no Brasil, principalmente no segmento de combustíveis fósseis, sabemos que as companhias precisam estar preparadas para executar suas operações.
Tudo indica que o setor onshore estará a todo vapor nos próximos anos!
Sem dúvidas, o bom estado das máquinas mineradoras é um dos principais aspectos da atividade petrolífera realizada com segurança e ética. Afinal, a atenção ao maquinário é uma das formas de minimizar os impactos ambientais da mineração.
Portanto, a manutenção das máquinas é imprescindível, até mesmo para não haver surpresas com as finanças da empresa. A manutenção preventiva consegue detectar falhas e corrigi-las previamente, evitando que o defeito se manifeste e provoque a parada da máquina.
Dessa forma, o fluxo de trabalho da petrolífera se mantém em dia.
Realizar a manutenção do seu maquinário é simples: conte com a Turbo Brasil! Somos especializados na reparação de componentes diesel de veículos e maquinário diesel e, por isso, prestamos atendimento a diversos setores.
A fim de garantir excelência nos nossos reparos, nosso trabalho é setorizado e segue uma linha de produção denominada Lean Manufacturing:
Manutenção do seu maquinário com agilidade e qualidade é na Turbo Brasil. Solicite um orçamento!
Em um mundo onde a precisão é essencial, o scanner diesel emerge como uma ferramenta…
Os radiadores desempenham um papel vital na manutenção da temperatura ideal dos motores EMD, os…