Mercado global offshore tem perspectiva de crescimento de 4% até dezembro de 2022 e Brasil se destaca
22 de abril de 2022Como evitar os principais acidentes na obra de Construção Civil
12 de maio de 2022O transporte rodoviário possui extrema relevância no Brasil, visto que se trata do principal sistema logístico do país. Nele, estão inclusas a frota de ônibus e a de caminhões, as quais movimentam pessoas e cargas, respectivamente.
Devido ao fluxo intenso dessas frotas somado ao tráfego de veículos particulares nas estradas aliados às condições das vias existentes, a atenção ao bom estado dos ônibus, caminhões e carros deve ser redobrada.
Para se ter uma ideia, o número de acidentes provocados por falhas mecânicas nos veículos chegou a mais de 3.700 em 2020, conforme aponta o Atlas da Acidentalidade no Transporte Brasileiro. Desse total, 99 acidentes ocorreram com ônibus, envolvendo 683 pessoas.
É por isso que a manutenção é indispensável, afinal, ela reduz as possibilidades de eventos inoportunos e, ainda, é economicamente viável. Continue a leitura e entenda!
Problemas mais comuns em uma frota própria
Manter uma frota de ônibus própria requer uma gestão eficiente para evitar grandes transtornos.
Entre as possíveis adversidades, podemos citar a dificuldade no gerenciamento de documentação, muitas vezes causada por empecilhos burocráticos e até mesmo falta de profissionais para lidar com isso.
Se a sua frota não possui veículos reserva, o problema se agrava. Isso significa que, ao detectar qualquer sinal de falha no ônibus, será preciso interromper o serviço prestado, podendo resultar em transtornos ainda maiores com seus clientes e parceiros. Certamente, nenhum gestor gostaria de lidar com esse contratempo considerando a alta competitividade de mercado em relação a prazos, satisfação e segurança.
Vemos que muito se evita com planejamento e manutenção dos veículos.
Frota de ônibus parada: desperdício de tempo e dinheiro
Quando um veículo apresenta defeitos e necessita de reparos, é preciso tirá-lo de circulação até que sua integridade seja restaurada. Isso pode resultar em ociosidade.
A situação, além de comprometer toda a agenda, prejudica a reputação da companhia. Consequentemente, a receita da empresa tende a ser afetada.
Portanto, é preferível estabelecer gastos fixos com a manutenção preventiva feita periodicamente, podendo ser trimestral, semestral ou anual, dependendo da análise das variáveis como horímetro ou odômetro, tipo de veículo, recomendação do fabricante e trabalho exercido por ele, por exemplo. Sabemos que muitos ainda evitam o planejamento de manutenção dos veículos, mas essa pode ser uma estratégia onde são antecipadas medidas corretivas que impactam significativamente toda a operação de uma empresa.
O que é manutenção e qual sua importância para a frota?
Existem dois principais tipos de manutenção:
- A manutenção corretiva e
- A manutenção preventiva.
Explicaremos cada uma delas.
1. Manutenção Corretiva
A manutenção corretiva é uma medida de urgência e consiste no reparo de componentes que apresentam falhas. Eles podem estar quebrados, deteriorados ou com avarias que prejudicam o funcionamento pleno do veículo. Normalmente quando ocorre, um ou mais componentes já podem estar seriamente comprometidos. Sabemos que como o funcionamento do motor depende de vários componentes e que funcionam de forma interligada, o prejuízo pode se estender causando maior perda de tempo e dinheiro quando a opção é pela manutenção corretiva.
2. Manutenção Preventiva
Esta, por outro lado, é realizada com periodicidade e tem como objetivo garantir a potência máxima dos componentes veiculares e sua segurança. Todos os elementos são inspecionados e, caso apresentem indícios de problemas, são reparados ou substituídos com antecedência. Esse tipo de manutenção é muito valiosa para a empresa, pois em muitos casos os problemas podem ser silenciosos.
A manutenção preventiva é uma forma de evitar adversidades futuras, como acidentes causados por defeitos que dizem respeito ao tempo de uso, por exemplo ou frota em desuso. É uma opção mais econômica, considerando que pode entrar no planejamento financeiro da companhia, ou seja, não se trata de um gasto surpresa.
Outros prejuízos da falta de manutenção preventiva
A manutenção preventiva da frota de ônibus está relacionada a outros aspectos além dos que já pontuamos. A seguir, abordaremos mais duas questões diretamente ligadas à manutenção.
Alto consumo de combustível
Uma viagem pode durar mais tempo do que o esperado se a potência do veículo estiver em queda. Com a perda de potência você certamente necessitará de um esforço maior o que acarreta gasto de combustível. Outros fatores também influenciam o consumo elevado de diesel, como a calibragem dos pneus, o desalinhamento, o excesso de peso e avarias nos componentes.
Como saber se o veículo está com alto consumo de combustível?
Observe a equivalência entre a quantidade de combustível consumido e a quilometragem rodada, a partir de indicadores que comparam com a proporção normal. Se for notado algum desequilíbrio, significa que o veículo está consumindo mais do que o esperado.
Também é possível constatar o gasto elevado através da calibragem. O consumo de combustível pode estar de 6% a 10% acima do normal se a pressão dos pneus estiver 10% abaixo do recomendado.
Perda de potência do veículo
Como mencionado anteriormente, outro problema que pode ser evitado com as manutenções é a perda de potência do motor diesel. O veículo pode estar com defeitos na vela, ausência de lubrificação, vazamentos, acúmulo de sujeira no filtro de ar, e por aí vai. Tudo isso pode ser identificado e solucionado na manutenção preventiva.
Quais são os sinais de perda de potência do veículo?
Observe se há os seguintes sinais na sua frota de transporte:
- Presença de fumaça escura;
- Motor engasgando;
- Dificuldade para ligar o veículo;
- Alto consumo de combustível;
- Ruído;
- Fuligem.
Manutenção preventiva: o melhor investimento para sua frota
Ficou evidente que a manutenção preventiva é a melhor opção para garantir o desempenho adequado da sua frota de ônibus. Na ausência dela, diversos problemas podem surgir, gerando prejuízos financeiros à empresa, além de colocar em risco a notabilidade da empresa, a integridade de motoristas e passageiros.
Conte com a Turbo Brasil para manutenção preventiva da sua frota de ônibus
Está procurando por uma empresa confiável e com profissionais qualificados para executar a manutenção na sua frota de ônibus e demais veículos de transporte? Conheça a Turbo Brasil. Somos especializados no reparo de componentes diesel e oferecemos a solução completa que você precisa para manter o funcionamento da sua frota em dia.
Temos infraestrutura necessária para receber grandes frotas de veículos: são 5.000 m² em nossa sede, que fica localizada em Contagem-MG.Se não for possível vir, vamos até você! Atendemos todo o território brasileiro além de disponibilizarmos pontos de coleta dentro de sua empresa. Faça como centenas de clientes e confie seu ativo a Turbo Brasil! Confira os segmentos atendidos:
- Agrícola;
- Construção pesada;
- Ferroviário;
- Geração de energia;
- Marítimo;
- Mineração;
- Petróleo e Gás;
- Transporte de passageiros;
- Transporte Rodoviário de carga.
A Turbo Brasil possui a solução que movimenta seu negócio!
Aproveitamos para indicar a leitura de outro artigo que será riquíssimo para você, conheça os 5 principais cuidados com o motor do seu caminhão.