No Brasil, a mineração é uma atividade essencial que se liga diretamente a praticamente todos os outros setores de nossa economia. A partir da mineração que se é possível extrair matérias-primas para outras atividades, desde o transporte, passando pela alimentação, até a alta tecnologia.
Embora saibamos de sua grande importância, deve-se reconhecer também que a prática enfrenta cada vez mais desafios, visto que seus impactos ambientais e sociais também podem ser grandes. Suas grandes operações, volume de cargas e rejeitos representam riscos para diversas regiões e populações.
Quando o contexto é de crise — econômica, política e de saúde pública — como o que estamos vivendo atualmente, os desafios se potencializam. Além de se preocuparem com a redução dos impactos no meio-ambiente e na sociedade, atuando de maneira responsável, as empresas devem investir também em medidas que garantam uma economia significativa para as atividades de mineração. Ou seja, a sustentabilidade deve ser pensada tanto para a natureza, quanto para a saúde financeira do negócio.
Para atravessar momentos assim e continuar fazendo o setor funcionar, reduzindo os custos e ainda proporcionando maior sustentabilidade. A remanufatura de componentes utilizados no setor da mineração é um exemplo perfeito de como conciliar economia de recursos sem que a qualidade do serviço seja afetada.
Remanufaturar um produto quer dizer reindustrializá-lo e reformá-lo fazendo uso dos mesmos processos aplicados em produtos novos. Um componente que seria descartado é submetido aos mesmos processos de fabricação das peças originais e volta a funcionar perfeitamente, com boa performance, garantia do serviço e ótimo custo-benefício — já que não é necessário comprar uma nova peça e ainda existe a possibilidade de repassar o componente remanufaturado aos clientes.
Outra grande vantagem da remanufatura diz respeito ao meio ambiente: vários componentes são reciclados ao invés de descartados, reduzindo o consumo de energia, de matérias-primas e de água. Reduz também a emissão de gases do efeito estufa e de resíduos na cadeia produtiva. Imagine só como essas vantagens podem ser interessantes para a economia do setor de mineração? Ao passo em que esses tópicos são reduzidos, aumenta-se a geração de empregos, a lucratividade e o processo controlável da indústria. Ou seja, é bom para os negócios, para a sociedade no geral e para o meio ambiente.
A pressão por maior sustentabilidade e inovação é um dos principais fatores a orientar as estratégias das empresas e a dinâmica de mercado nos próximos anos. Uma empresa sustentável só tem a ganhar: além de contribuir com o ambiente, estabelece boa reputação no mercado e, financeiramente falando, tem grande potencial de ser lucrativa.
Por isso, é indispensável o desenvolvimento e a adoção de novas tecnologias para redução dos impactos ambientais e sociais por parte das empresas de mineração. A hora de investir em remanufaturas é agora, garantindo economia para o setor de mineração e a continuidade de seus serviços. Interrompê-los seria prejudicial a toda cadeia produtiva nacional, podendo gerar um colapso em vários setores.
Além de todo o benefício da redução dos impactos ambientais e sociais, a remanufatura de componentes do maquinário utilizado na mineração representa um custo bem menor que a compra de uma nova peça. Desta forma, contribuindo também para a saúde financeira da empresa.
Há 20 anos atuando no setor de remanufatura no Brasil e na América Latina, a Turbo Brasil, como sede em Belo Horizonte, é referência em fabricação, diagnósticos e remanufatura de turbinas, injeções a diesel, reparos em bombas e bicos injetores caterpillar, trocas de correias e filtros, teste de desempenho, reparos em unidades eletrônicas, recondicionamento de turbo compressores e vários outros serviços dos setores de mineração, petrolífero, rodoviário, ferroviário, marítimo e por aí vai.
A empresa oferece uma linha completa de produtos e conta com uma equipe qualificada que acompanha todo o processo enviando os componentes para qualquer região do Brasil, já com o selo de rastreabilidade.
A negociação do fornecimento consiste em: enviar a peça, orçamento prévio, análise da peça, orçamento definitivo com o tempo de entrega e finalização. Prazos bem definidos e garantia de qualidade dos serviços durante o momento de atendimento, compra, assistência e pós-vendas.
Grandes empresas do mercado são atendidas pela Turbo Brasil, como a Vale, Angloamerican, U&M, Anglogold e VLI. Como tecnologia e qualidade são pré-requisitos para a atuação da empresa, a Turbo Brasil remanufatura produtos de marcas que também referências internacionais, como a Bosch, Delphi, VDO, Yanmar, L’Orange, Denso, Woodward e Zexel.
Além de possuir o selo de qualidade ISO 9001, a Turbo Brasil faz parte do Pacto Global da ONU e já recebeu o selo Melhores em Gestão, pela FNQ (Fundação Nacional de Qualidade), pelo seu sistema próprio de gestão.
Se você está em busca de reduzir os riscos do negócio, garantindo segurança aos trabalhadores, satisfação dos clientes e reconhecimento no mercado, tenha em mente que investir em remanufatura é uma escolha vantajosa.
Entre em contato com a equipe e solicite um orçamento agora mesmo, levando qualidade, economia e inovação para sua empresa!
Em um mundo onde a precisão é essencial, o scanner diesel emerge como uma ferramenta…
Os radiadores desempenham um papel vital na manutenção da temperatura ideal dos motores EMD, os…