Recentemente a empresa XP Investimentos revelou um estudo em que aponta um cenário promissor para o setor de mineração em 2022. Um cenário promissor e com grandes oportunidades, mas que também exigirá muito das empresas do segmento.
Logicamente, para corresponder a essa alta exigência do setor de mineração é imprescindível contar com motores potentes, que suportam ambientes adversos em condições muito agressivas sem o risco de parada da atividade minerária. Nesse sentido, se a sua empresa conta com equipamentos equipados com motor turbo, por exemplo, as chances de sucesso só aumentam.
Mas, você sabe qual a diferença entre turbocompressor e supercharger no que diz respeito aos motores diesel? Sabia que esse tipo de conhecimento é essencial para você tomar as melhores decisões em momentos importantes e estratégicos da sua empresa?
Para ajudar você a entender em detalhes este assunto, preparamos este artigo abordando os principais pontos. Confira. Boa leitura!
Embora os efeitos práticos dos dois sejam semelhantes, existem algumas especificações que os distinguem.
Os motores turbo, por exemplo, podem fornecer mais potência sem aumentar o tamanho da peça e dependem do fluxo de ar gerado pelos gases de escape da turbina rotativa para operar. Os gases de escapamento fazem girar uma turbina, cujo o movimento é transmitido do eixo ao compressor responsável pelo compressão do ar atmosférico enviado ao motor
No quesito combustível, algumas pessoas pensam que os motores turboalimentados consomem muito, mas quando o ar e o combustível pressionados nos tubos do sistema de admissão são misturados de maneira mais densa na câmara de combustão, uma explosão mais forte ocorre e menos aceleração é necessária. Ou seja, em alta rotação o consumo de combustível tende a ser menor.
Por sua vez, os motores supercharger são aqueles que conseguem aumentar a eficiência volumétrica dos motores de combustão interna, proporcionando assim, uma maior potência. No supercharger, o compressor é acionado por ligação mecânica. Ao contrário do turbo ele permanece ativo, gerando aumento de consumo.
Na prática, supercharger é muito semelhante com o turbo em termos de desempenho. Pois, é um sistema que funciona comprimindo o ar na câmara de combustão, aumentando assim o conteúdo de oxigênio, de modo que a combustão é mais intensa, produzindo mais energia.
Apesar de a diferença entre turbocompressor e superchager não ser tão grande assim, quando falamos em adoção do público em geral, a situação muda. Isso porque o turbocompressor domina completamente o mercado, mesmo em setores que exigem alta potência 24 horas por dia, como é o caso da mineração.
O principal motivo para isso, especialmente no Brasil, é o custo-benefício das peças. Com o motor turbo, você consegue tirar mais potência com menos investimento. Além disso, desde a primeira compra, o valor do supercharger já é bem maior que o do turbocompressor.
Independentemente da escolha do motor, um ponto que faz toda a diferença para o desempenho de uma empresa no setor de mineração é a manutenção que esta aplica nos componentes diesel.
Por serem de alto valor e vitais para a alta produtividade diária, os componentes diesel devem receber um acompanhamento mais próximo e seguem um calendário de manutenção preventiva.
A partir desse controle, você identifica, por exemplo, o desgaste das peças de forma antecipada e conseguirá definir o melhor planejamento para revisões ou substituições.
Uma maneira eficiente de manter os equipamentos sempre em ação sem precisar gastar valores fora do seu orçamento.
A reparação dos componentes diesel é a estratégia que você utiliza no momento em que a manutenção preventiva identifica a necessidade de troca de peça.
Basicamente, a reparação de componentes consiste nos seguintes processos:
1° Identificação e inspeção de componente;
2° Desmontagem de todos os componentes;
3° Qualificação e análise da vida útil de cada componente, identificando causas e efeitos;
4° Limpeza química, de acordo com o material;
5° Substituição dos componentes que atingiram o limite da vida útil;
6° Reparação dos componentes conforme identificado no laudo técnico;
7° Montagem de componentes e testes de qualidade e funcionamento;
8° Inspeção final;
9° Embalagem e envio para o cliente.
Além disso, há um importante benefício que todo gestor gosta de ouvir: o processo completo pode custar até 60% mais barato do que a compra de um componente novo. Em outras palavras, você consegue economizar tempo e dinheiro.
Todas as vantagens citadas no tópico anterior são reais quando você opta pela reparação de componentes diesel no momento da reposição. Porém, tudo passa pela escolha certa do fornecedor do serviço.
Para não errar, considere um parceiro que tenha os seguintes diferenciais:
Ficou clara a diferença entre turbocompressor e supercharger? Ter esse tipo de conhecimento te ajudará na hora de escolher as peças e equipamentos ideais para a sua produção diária. Além disso, é importante seguir um calendário de manutenção e, na hora da reposição, contar como uma empresa como a Turbo Brasil.
A Turbo Brasil é especialista na reparação de componentes diesel. É uma empresa referência na América Latina e que trabalha com certificação ISO 9001. Com uma equipe preparada e uma sede própria de 5 mil metros quadrados. A Turbo Brasil é a solução que movimenta o seu negócio.
Acesse e faça um orçamento para a reforma das principais peças dos seus equipamentos.
Em um mundo onde a precisão é essencial, o scanner diesel emerge como uma ferramenta…
Os radiadores desempenham um papel vital na manutenção da temperatura ideal dos motores EMD, os…