Principais problemas com a sua frota de ônibus e que fazem você perder muito dinheiro!
5 de maio de 202223% do petróleo offshore do mundo será fornecido pelo Brasil até 2025
19 de maio de 2022O setor de Construção Civil é caracterizado pelo manuseio de maquinário de grande porte para realização de operações complexas e, por natureza, arriscadas.
Dados do Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho¹ descrevem a seguinte situação: no período entre 2015 e 2021, ocorreram mais de 65 mil acidentes no setor de construção. Desse total, mais de 400 envolveram óbitos; e as lesões mais frequentes são fraturas, cortes e contusões.
Entre as principais causas dessas eventualidades, estão a falta de equipamentos de proteção individual (EPI) e falhas nas máquinas utilizadas no canteiro de obras.
Abordaremos esse assunto no artigo a seguir, continue a leitura.
Quais os principais acidentes em uma obra de Construção Civil
Ter conhecimento dos principais acidentes em uma obra de Construção Civil é o primeiro passo para a prevenção dos mesmos.
1. Choques elétricos
Um dos maiores riscos para os profissionais são os choques elétricos, já que eles podem acontecer de diversas formas. O contato direto com os fios e a descarga no contato com a máquina são alguns exemplos. Mesmo que não sejam de alta gravidade, os choques causam desconforto, dores, e possivelmente desencadear outros acidentes.
2. Queda de materiais e de altura
Os andaimes, guindastes e elevadores de cargas geralmente carregam ferramentas e materiais, dessa forma, o risco de queda é presente. A queda de profissionais também é um perigo latente e, na ausência do uso de EPI’s e de treinamento adequado para o serviço, as consequências podem ser graves e até fatais.
3. Cortes e perfurações na Construção Civil
Devido ao manejo de ferramentas e equipamentos cortantes e pesados, acidentes como cortes e perfurações podem acontecer. Normalmente, são decorrentes da falha humana em momentos de desatenção. Aliás, se a distração for combinada com a falta de EPI’s o colaborador pode se ferir gravemente.
4. Intoxicações, alergias e problemas respiratórios
A exposição à poeira e fumaça também faz parte do cotidiano no canteiro de obras, por isso é indispensável o uso de máscaras e óculos de proteção. Algumas substâncias também podem causar alergias quando em contato com a pele. Portanto, mais uma vez, a vestimenta adequada é uma forma de proteção.
Para evitar problemas no motor diesel e exposição acentuada dos trabalhadores à fumaça tóxica, é de extrema importância que a manutenção do maquinário seja frequente. Vale pontuar que as falhas podem levar ao superaquecimento do motor, além de aumentar o nível de fumaça saindo pelo escapamento. As causas mais recorrentes para esses problemas são:
- Desequilíbrio dos líquidos do motor;
- Más condições da válvula termostática;
- Baixo nível de óleo;
- Vazamentos no sistema de arrefecimento;
- Mau funcionamento da bomba d’água;
- Entre outras.
Como evitar acidentes na obra de Construção Civil
Elencamos as mais importantes estratégias e boas práticas para a prevenção de acidentes em obras:
Treinamentos para a equipe
Uma equipe bem instruída e qualificada consegue minimizar os riscos de uma obra de Construção Civil. Os treinamentos servem para que os funcionários tenham conhecimento sobre os cuidados e prevenção, bem como sobre os procedimentos a serem feitos diante de problemas.
Uso de EPI’s
É preciso reforçar que o uso correto dos equipamentos de proteção é imprescindível e deve ser fiscalizado. O colaborador pode querer abrir mão do EPI na execução de uma operação simples e rápida, o que é uma falha a ser combatida.
Cumprimento das Normas Regulamentadoras (NR’s)
A garantia de segurança dos colaboradores se dá por meio do cumprimento das Normas Regulamentadoras de Segurança e Saúde no Trabalho. Existem regras específicas para cada processo com medidas que evitam os riscos.
Manutenção do maquinário
Por fim, o funcionamento adequado das máquinas é outro fator importante para a redução dos perigos no canteiro de obras. Com a manutenção regular do maquinário, é garantida a sua funcionalidade e a segurança.
O que é manutenção e qual sua importância?
O desgaste de componente – como os componentes diesel – de uma máquina em decorrência do uso é inevitável. No entanto, é possível prolongar sua vida útil através da manutenção periódica. Essa manutenção consiste numa inspeção que identifica avarias e correções antes que apresentem defeitos.
Conte com a Turbo Brasil para manutenção preventiva do seu maquinário
Os acidentes no setor de Construção Civil resultam de falhas humanas e mecânicas – e ambas situações podem ser evitadas. A manutenção preventiva do maquinário, por sua vez, é uma das formas de mitigar os riscos no canteiro de obras. Para isso, a Turbo Brasil está a seu dispor.
A Turbo Brasil é especializada em reparação de componentes diesel para diversos segmentos. Trabalhamos com a sequência lean manufacturing, que consiste em:
1° Identificação e inspeção;
2° Desmontagem;
3° Qualificação e análise da vida útil;
4° Limpeza química, conforme o material;
5° Substituição dos componentes, se necessário;
6° Reparação dos componentes, conforme indicação do laudo técnico;
7° Montagem e testes de qualidade e funcionamento;
8° Vistoria final;
9° Empacotamento e remessa para o cliente.
Gostou deste conteúdo sobre como evitar os principais acidentes em obras de Construção Civil? Caso você tenha interesse em saber mais sobre componentes diesel, leia nosso próximo artigo e veja como funciona o sistema de injeção eletrônica Diesel.
Referências:
- https://smartlabbr.org/sst/localidade/0?dimensao=perfilCasosAcidentes#treemap_setores