Problemas com unidades injetoras? Saiba como evitar!
15 de dezembro de 2020Máquinas e peças Caterpillar: boas práticas para aumentar a durabilidade
22 de dezembro de 2020Para quem lida com a manutenção de componentes de veículos pesados, as turbinas já são peças conhecidas e corriqueiras. Por servirem para aumentar a potência de motores a diesel, elas são bastante requisitadas em muitos setores.
No entanto, é comum surgirem dúvidas na identificação de defeitos primários.
Para ajudar você a não ser pego de surpresa, preparamos este artigo com dicas de como identificar os defeitos em turbinas e ainda um detalhamento sobre a importância da reforma dessas peças. Continue com a gente e confira.
Tenha uma excelente leitura!
Quais são as falhas mais comuns nas turbinas e como identificá-las?
Em geral, as turbinas não apresentam defeitos diretos, pois são peças com alta resistência. Porém, quando há falhas, elas costumam ser consequências de outros problemas, tais como:
- pressão inadequada da bomba de óleo;
- sujeira acumulada no filtro de ar;
- respiro do motor entupido;
- mangueira ressecada;
- falta de lubrificação.
A partir daí é preciso ter atenção aos detalhes, para que assim seja possível identificar os sinais de falhas. Confira as mais comuns abaixo:
1.Perda de potência
Basicamente, o trabalho das turbinas é melhorar o desempenho do motor. Ou seja, se o veículo estiver apresentando perda de potência significa que a sua turbina pode estar com algum defeito. No mínimo, vale a pena levar o componente para fazer uma vistoria.
2.Vazamento de óleo
O vazamento de óleo é uma das consequências que causam a falta de lubrificação das turbinas. Isto é, como se trata de uma peça que precisa fundamentalmente de óleo, esse é um dos sinais que você mais deve se preocupar.
Além disso, o óleo utilizado para a lubrificação das turbinas realiza a mesma função no motor. Então, caso note um vazamento, o recomendado é parar a utilização do equipamento imediatamente.
3.Ruídos intensos e estranhos nas turbinas
Os ruídos são outros exemplos de sinais gravíssimos de problemas nas turbinas, sendo o maior risco a quebra do rotor ou das hélices do eixo. Caso ouça ruídos estranhos, pare imediatamente o equipamento e faça uma verificação. Além disso, é essencial acionar um mecânico ou profissional especializado.
Para evitar esses e outros defeitos, o mais recomendado é seguir uma manutenção preventiva, visitando o mecânico periodicamente. Dessa forma, além de evitar dores de cabeça e gastos emergenciais, você conseguirá aumentar a vida útil das turbinas.
A importância da reforma de turbinas
Ficar alerta aos sinais citados e seguir uma manutenção preventiva são importantes para prolongar a vida útil das turbinas. Mas, em algum momento você terá que fazer o reparo ou reposição de peça. É aí que a remanufatura entra como uma forte aliada.
A reforma é a solução ideal para você ter as suas turbinas com a usabilidade original sem precisar gastar o mesmo valor de uma peça nova. Basicamente, é como adquirir a peça de fábrica economizando cerca de 60%.
Funciona da seguinte forma: a empresa de reparo recebe a sua turbina e realiza uma análise primária para verificar as condições e os pretensos defeitos. Após essa etapa, a peça é submetida a vários testes seguindo os padrões de fábrica a fim de recuperar a sua qualidade original.
Optar pela reforma não é só econômico para o seu negócio, a estratégia também traz benefícios como:
- qualidade comprovada;
- agilidade no processo;
- durabilidade da peça;
- garantia de serviço.
Em outras palavras, a reforma é uma alternativa de ótimo custo-benefício. Assim, você evita paralisar a sua operação por longo período, pois o processo de reparo é dinâmico, e ainda consegue de volta a sua turbina com qualidade original.
As vantagens das turbinas reformadas
Como você pôde perceber, as turbinas reformadas asseguram resultados rigorosos e assertivos. Dessa forma, permitindo que se obtenha um substancial ganho de potência que se reflete na produtividade final.
Sem dúvida, se o intuito é oferecer performance acima da média para os seus veículos, as turbinas reformadas para aplicação Borgwarner, Holset, Garret, Napier são as opções certas.
Conclusão
Para quem trabalha em setores que exigem alta potência dos veículos e outros equipamentos, não há como abrir mão da utilização das turbinas. Não se trata nem de um diferencial ou peça de luxo, o fato é que em rotinas mais puxadas elas são componentes fundamentais.
No entanto, como explicado acima, é necessário ficar atento aos defeitos da peça para evitar prejuízos maiores. Sem a atenção devida, você corre o risco de ter que trocar componentes de alto valor.
Então, atente-se aos sinais de desgaste das suas turbinas e, quando precisar de uma reposição, opte pelo reparo em uma empresa referência como a Turbo Brasil – um dos maiores nomes em remanufatura no Brasil.
A Turbo Brasil repara turbinas (Turbo Compressores) e conjuntos rotativos para motores Diesel de todos os modelos e marcas. Esses componentes são testados em bancadas exclusivas da Turbo Brasil, além de testes de dinamômetro. Além disso, fornece criterioso relatório técnico que indica a causa da falha do turbo.