Bico injetor: é melhor limpar ou remanufaturar?

Melhor aproveitamento do combustível e maior desempenho do Motor: essas são algumas das vantagens quando você conta com um bico injetor em perfeitas condições de uso.

É importante saber que o Bico Injetor é o componente responsável pelo controle da quantidade de combustível que chega ao motor. Ou seja, através dele é direcionada a quantidade exata de combustível para o “coração do equipamento”. Assim, evitando perdas ou acúmulos de combustível durante o processo de combustão.

Mas, o Bico Injetor é apenas uma das peças que compõem o Kit Reparo do Conjunto Porta Injetor.

O correto funcionamento do Conjunto Porta Injetor só é eficiente quando o Bico Injetor e seus demais reparos internos estão em perfeitas condições técnicas para uso. 

Um componente do Conjunto Porta Injetor danificado prejudica o correto equilíbrio que o seu motor precisa e pode trazer sérias consequências como a perda de performance e até mesmo a parada do seu veículo ou equipamento gerando prejuízos financeiros.

Por isso, é importante tomar alguns cuidados diários a fim de estender a vida útil da peça.

Mas, quais são esses cuidados? É exatamente o que trataremos neste post. Continue lendo e saiba como evitar o desgaste rápido do seu conjunto porta injetor e como a remanufatura pode trazer um ótimo custo-benefício no momento da reposição.

Boa leitura!

Quais os sinais de um bico injetor com sujeira ou desgaste?

Conheça os principais sinais de que está na hora se fazer um check-up do Bico Injetor do seu motor Diesel:

Aumento do consumo de combustível

Esse é o sintoma mais comum, tendo em vista que o grande objetivo de um bico injetor é o aproveitamento correto do combustível. Se há maior consumo nesse sentido, há grandes chances de que o Bico Injetor apresenta algum tipo de anomalia.

Falha no funcionamento do motor

Motor com dificuldades de pegar ou “engasgando” no meio do funcionamento? São sinais fortes de problemas no seu bico injetor. E a razão pode ser a mesma que a anterior: O motor pode não estar sendo bem alimentado pelo combustível.

Luz de Injeção acesa no painel

Fique atento aos indicadores no painel do seu veículo ou equipamento, a qualquer sinal de não conformidades no sistema de injeção, o módulo eletrônico identifica e envia um sinal de alerta no painel. Não ignore, mesmo que aparentemente não se tenha notado diferença no funcionamento do motor, é necessário procurar um especialista para verificação desse sintoma. 

Como evitar sujeiras no Bico Injetor?

Para evitar o surgimento dos sintomas citados, você deve seguir boas práticas em relação ao seu bico injetor. Confira.

Troca do filtro de combustível

O filtro de combustível é o maior aliado do seu bico injetor, responsável por impedir que a peça fique obstruída com sujeiras. O próprio nome do filtro já deixa claro o quanto ele é importante para evitar as impurezas.

Mas, ele só é realmente útil quando está dentro da validade de uso. Ou seja, você precisa fazer a troca dentro do prazo determinado pelo fabricante.

Validade do combustível

Os combustíveis utilizados, aqui no Brasil, apresentam resíduos em sua composição que podem entupir o bico, depois de certo tempo. Por isso, o filtro não pode ser dispensado.

Além disso, combustíveis também apresentam datas de validade. Empresas que utilizam grandes quantidades costumam armazenar o componente químico em reservatórios para utilização contínua.

É importante ficar atento, pois depois de alguns meses é comum que o combustível fique mais denso e traga dificuldade para o bico injetor fazer o seu trabalho. Para evitar problemas, fique alerta à questão da validade.

Como acontece a limpeza do bico injetor?

A limpeza química é um processo realizado na tentativa de estender a vida útil do Bico Injetor. Depois de verificar os sintomas e constatar a sujeira na peça,  essa opção surge a fim de recuperar a sua usabilidade do Bico Injetor.

É preciso ter em mente que um bico injetor é uma peça de alto desempenho e demanda cuidado em uma operação de limpeza. Nesse sentido, é sempre recomendável que o processo seja feito por um profissional ou empresa especialista.

Saiba como acontece a limpeza.

Máquina de limpeza

A maneira mais correta e eficiente de se fazer a limpeza é por meio de uma máquina própria para esse fim. 

Porém, mesmo com todo o recurso técnico que a limpeza química “pode” proporcionar, dependendo do grau de desgaste causados no Bico e nos demais reparos do Conjunto Porta Injetor pelas impurezas no óleo diesel, nem sempre se obtém resultados satisfatórios.

Como é o processo de remanufatura do Conjunto Porta Injetor?

A Remanufatura do Conjunto Porta Injetor consiste na substituição das peças danificadas por peças novas, aproveitando a carcaça.

Em seguida, é feito o ajuste de regulagem da pressão de abertura, pulverização e estanqueidade, conforme as especificações técnicas do fabricante. Lembrando que esse procedimento necessita ser realizado por uma empresa especialista e que possua os maquinários específicos e homologados pelo fabricante.

Benefícios da Remanufatura

Além de se obter uma confiabilidade no correto funcionamento do Bico Injetor, a remanufatura proporciona um menor custo benefício, evitando assim que você tenha que desembolsar um valor considerável pela compra de um Conjunto Porta Injetor completo.

Conclusão

Como mostrado na matéria acima, não dá pra ficar correndo risco de “ficar na mão” por problemas que podem ser evitados.

Ao menor sinal dos sintomas acima, agende um diagnóstico com a equipe técnica da Turbo Brasil. Somos especialistas há mais de 20 anos no mercado e possuímos certificações dos maiores fabricantes de Bicos Injetores e demais componentes do sistema de Injeção Diesel como; a Bosch, Delphi, Siemens VDO, Yanmar, seja para motores de pequeno médio e grande porte.

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