O automático do motor de partida é um componente do sistema de partida com a função de engatar e desengatar o motor de partida no volante.
O motor de partida converte a energia elétrica proveniente da bateria em energia mecânica para fazer girar o motor de combustão e superar a resistência ao movimento.
É importante que ele esteja funcionando corretamente para garantir um processo de partida suave e confiável. Continue lendo e entenda melhor sobre o funcionamento e as características do automático do motor de partida.
Quais são as características do automático do motor de partida?
Veja a seguir algumas das principais características desse componente:
- para desempenhar sua função, o equipamento é composto por diversos componentes, como escovas, carcaça, impulsor, pinhão, induzido e chave magnética (ou solenoide);
- é projetado para desengatar automaticamente o pinhão do motor de partida do volante do motor assim que o motor principal do veículo entra em funcionamentor;
- é capaz de suportar altas correntes elétricas e temperaturas durante o processo de partida do motor;
- é resistente e durável para resistir ao desgaste e à falha ao longo do tempo;
- é uma parte crítica do sistema de partida do motor e, portanto, requer manutenção preventiva regular para garantir seu desempenho ideal e prolongar sua vida útil.
Como funciona o automático do motor de arranque?
Basicamente, o motor de arranque é ativado sempre que o motorista liga o veículo. Nesse momento, o equipamento transforma a energia elétrica da bateria em energia mecânica, o que é fundamental para o motor principal funcionar.
Dois componentes têm um papel fundamental nesse processo: a chave magnética, que aciona o pinhão mecanicamente por meio de um sistema de alavancas, e o pinhão, responsável por acionar o motor de combustão ao fazer interface com ele.
O automático do motor de partida é responsável por acoplar e desacoplar o pinhão do motor de partida do volante do motor.
Quando a chave de ignição é girada, a solenoide do motor de arranque envia uma corrente elétrica para o automático do motor de partida, que aciona um conjunto de engrenagens e molas para acoplar o pinhão do motor de partida ao volante do motor. Isso permite que o motor de partida gire o motor principal do veículo.
Assim que o motor principal do veículo começa a funcionar, a solenoide do motor de arranque interrompe o fornecimento de energia elétrica para o automático do motor de partida.
O conjunto de molas no automático do motor de partida, então, empurra o pinhão do motor de partida para trás, desengatando-o do volante do motor. Isso evita danos ao motor de arranque e ao motor principal do veículo.
O que causa a queima do motor de partida?
Conhecer as diferentes situações que podem levar à queima do motor de partida é crucial para resolver esse problema da melhor forma possível.
A queima do motor de partida pode ter várias causas. Uma das mais comuns é o desgaste natural dos componentes internos, como as escovas, bobinas, velas de ignição e rolamentos, que podem superaquecer e, consequentemente, danificar o motor.
Outro fator que pode levar à queima do motor de partida é o mau funcionamento da chave magnética ou solenoide, responsável por acionar o pinhão. Se a chave apresentar falhas, o motor de partida pode ficar preso na posição acionada, causando superaquecimento e queima.
A falta de manutenção preventiva também pode ser um dos motivos. Pequenos problemas, como desgaste dos componentes ou sujeira acumulada, podem se tornar grandes e, com o tempo, comprometer a funcionalidade do motor de partida.
O uso de combustível de baixa qualidade pode ser uma das causas. O motor de partida é projetado para fornecer uma partida suave e rápida em condições normais de uso, mas combustíveis de má qualidade podem levar a sérios problemas no motor de combustão do veículo.
Além disso, problemas no sistema elétrico do veículo, como falhas no alternador ou na bateria, podem sobrecarregar o motor de partida, causando sua queima.
Quais são os outros cuidados para garantir o bom funcionamento do motor de partida?
Confira a seguir alguns cuidados para garantir o bom funcionamento do motor de partida:
- evitar a utilização de combustíveis de má qualidade;
- fazer a manutenção preventiva do veículo regularmente, incluindo a verificação do sistema elétrico e do motor de partida;
- não deixar o veículo muito tempo sem uso, pois isso pode afetar a bateria e o motor de partida;
- evitar dar partida no carro com o motor em movimento ou com a marcha engatada, pois isso pode sobrecarregar o motor;
- evitar ligar vários equipamentos elétricos com o motor desligado, pois isso pode descarregar a bateria e prejudicar o motor;
- observar sinais de problemas no motor de partida, como falhas na partida ou ruídos estranhos, e procurar um mecânico especializado para solucionar o problema.
Como saber se o problema está no motor de arranque?
Para que o motor de partida funcione corretamente, é necessário que a bateria esteja carregada. Por isso, ao girar a chave no primeiro estágio, a luz da bateria deve acender no painel. Caso isso não ocorra, é provável que haja um problema na bateria.
Em outra situação, se a luz da bateria acender e, ao girar a chave no segundo estágio, o motor de partida girar lentamente sem conseguir fazer o motor funcionar, isso indica que a carga da bateria está baixa.
No entanto, se, ao ligar o veículo, você ouvir apenas um estalo ou nenhum ruído de acionamento, isso pode indicar uma falha no motor de partida.
Conte com a Turbo Brasil
Atendemos marcas como CAT, Komatsu, Case, New Holland, Volkswagen, MAN, EMD, GE e outros.
Por isso, você pode contar com a Turbo Brasil. Somos Bosch Diesel Center. Realizamos a reparação de turbocompressores,
injetores diesel, motores de partida, alternadores e compressores de ar.
Na Turbo Brasil, atendemos as seguintes áreas:
Estamos no mercado há mais de 20 anos e temos uma sede de 5 mil metros quadrados instalada em Contagem (MG). Investimos constantemente na capacitação de nossos funcionários para desenvolver novas tecnologias em reparação de componentes diesel, incluindo o automático do motor de partida.