Uso sustentável do gás biometano: Governo lança medidas de incentivo à produção e abastecimento de frotas de veículos pesados
31 de março de 2022O Agro é tech: conheça as vantagens da mecanização da agricultura
14 de abril de 2022A gestão adequada da frota de caminhão requer atenção em vários aspectos, desde a qualidade do combustível que se usa até o estado dos pneus, entre muitos outros. Aqui, vale a máxima: “melhor prevenir do que remediar”.
Afinal, mantendo os cuidados em dia, é possível evitar contratempos com veículos parados, impedidos de rodar.
Um dos principais pontos que as transportadoras não podem negligenciar é o tempo de vida dos caminhões. Um estudo de 2019 sobre o Perfil dos Caminhoneiros, da CNT (Confederação Nacional do Transporte), revelou que a idade média dos caminhões em circulação está acima dos 15 anos.
Esse é um sinal de alerta em relação às frotas, pois, veículos antigos tendem a apresentar problemas com mais frequência, sobretudo quando não há manutenções. Mas, a idade não é o único fator a se considerar. Uma vez que outras questões também podem gerar prejuízos à empresa e riscos aos motoristas.
Continue a leitura e entenda!
Frota de caminhão parada é sinônimo de desperdício!
A eficiência nas operações de uma transportadora de carga depende principalmente das condições em que se encontram os veículos e seus componentes. Na ausência de problemas nos caminhões, eles podem executar seu papel com segurança, atendendo às demandas da empresa e correspondendo às expectativas dos clientes.
Em contrapartida, quando o veículo apresenta algum tipo de falha, é preciso suspender sua função, para não correr o risco dos defeitos se manifestarem durante o transporte, para evitar acidentes, paralisando assim toda a sua operação.
Uma das consequências desse cenário é o prejuízo financeiro, pois o veículo parado não gera lucro para o negócio. Além disso, o cliente é diretamente impactado, porque isso acarreta o atraso das suas entregas.
Logo, a credibilidade da transportadora frente ao consumidor fica comprometida, uma vez que não houve o cuidado prévio necessário para garantir a eficácia do serviço no que diz respeito ao cumprimento dos prazos acordados.
Quais os custos de um caminhão parado?
De fato, qualquer pausa na operação da frota gera gastos imprevistos para a companhia e, dependendo da sua saúde financeira, isso pode acarretar em um grande transtorno que vai além do logístico, capaz de desencadear um problema de difícil resolução.
Quando um caminhão precisa sair de circulação em virtude de mau funcionamento de algum de seus componentes, medidas urgentes devem ser adotadas a fim de que o serviço possa ter continuidade.
E nem sempre a correção do problema pode ser feita imediatamente, com isso, novamente os gastos são inevitáveis! Destacamos algumas das principais despesas decorrentes da parada não programada de sua frota:
- Custos de aluguel de um novo maquinário para substituição;
- Custos extras com o motorista e funcionários envolvidos:
- Custo de manutenção corretiva;
- Perda da carga (alimentos perecíveis, por exemplo).
Existem também os custos não quantitativos, como o não cumprimento de cronograma, a perda de reputação com o cliente e mercado, além do desgaste no contrato, que podem gerar planos e tomadas imediatas de decisões.
Tudo isso pode ser evitado com a realização de manutenções preventivas uma empresa autorizada pelos maiores fabricantes mundiais como a Turbo Brasil.
Outros prejuízos da falta de manutenção preventiva
1. Alto consumo de combustível
O consumo elevado de combustível está entre os danos provocados pela ausência de manutenção preventiva. Isso ocorre porque o sistema de injeção de combustível realiza maior esforço quando componentes atrelados a ele apresentam defeitos.
2. Perda de potência do veículo
A falta de revisões periódicas no caminhão reflete também na sua potência, ou seja, o motor diesel vai perdendo a força.
Quais são os sinais de perda de potência do veículo?
É possível identificar a perda de potência do motor através dos seguintes sinais:
- Fumaça escura;
- Motor engasgando;
- Alta no consumo de combustível;
- Problemas para ligar o veículo.
Manutenção preventiva: melhor investimento para sua frota
Sem sombra de dúvidas, um bom diagnóstico das condições dos componentes diesel do seu caminhão possibilita o reparo de itens danificados, prolonga a vida útil destes e assegura o desempenho máximo do veículo.
É por isso que as revisões devem se tornar um hábito, uma rotina bem estabelecida e seguida à risca. Não é à toa que as grandes empresas adotam a manutenção como estratégia em suas operações. Essa deve ser uma ação recorrente.
Sem dúvida, a melhor maneira de evitar desgastes com a frota de caminhão parada por problemas mecânicos é optar pela manutenção preventiva!
Conte com a Turbo Brasil para manutenção preventiva da sua frota de caminhões
Se você precisa de um fornecedor para manter sua frota de caminhão em pleno funcionamento, conte com a Turbo Brasil! Nós te ajudamos a se precaver contra os gastos inesperados com conserto de veículos.
Na Turbo Brasil, trabalhamos de acordo com as diretrizes do fabricante e critérios internacionais de qualidade, assegurados pela nossa certificação ISO 9001 e certificação MEG concedido pela sexta vez consecutiva pela Fundação Nacional da Qualidade.
Somos referência no reparo de componentes diesel na América Latina. Fale conosco!
Solicite um orçamento para realizar a manutenção preventiva do seu veículo! Caso queira aprofundar mais no assunto, veja quais são os principais cuidados com o motor do seu caminhão.
Turbo Brasil
Retifica Tonucci
Turbo Energy
fuel injector cleaner |
|
||||
|
|||||
|
|||||
|
|||||
|
|||||
|
|||||
|
|||||
|
|||||
|
|||||
|
|||||
|
|||||
|
|||||
|
|||||
|
|||||
|
|||||
|
|||||
|
|||||
|
|||||
|
|||||
|
|||||
|
|||||
|
|||||
|
|||||
|
|||||
|
|||||
|
|||||
|
|||||
|
|||||
|
|||||
|
|||||
|
|||||
|
|||||
|
|||||
|
|||||
|
|||||
|
|||||
|
|||||
|
|||||
|
|||||
|
|||||
|
|||||
|
|||||
|
|||||
|
|||||
|
|||||
|
|||||
|
|||||
|
|||||
|
|||||
|
|||||
|
|||||
|
|||||
|
|||||
|
|||||
|
|||||
|
|||||
|
|||||
|
|||||
|
|||||
|
|||||
|
|||||
|
|||||
|
|||||
|
|||||
|
|||||
|
|||||
|
|||||
|
|||||
|
|||||
|
|||||
|
|||||
|
|||||
|
|||||
|
|||||
|
|||||
|
|||||
|
|||||
|
|||||
|
|||||
|
|||||
|
|||||
|
|||||
|
|||||
|
|||||
|
|||||
|
|||||
|
|||||
|
|||||
|
|||||
|
|||||
|
|||||
|
|||||
|
|||||
|
|||||
|
|||||
|
|||||
|
|||||
|
|||||
|
|||||
|
|||||
|
|||||
|
|||||
|
|||||
|
|||||
|
|||||
|
|||||
|
|||||
|
|||||
|
|||||
|
|||||
|
|||||
|
|||||
|
|||||